Filtrar


Questões por página:
A preocupação com a Qualidade do Ar Interior surgiu após a descoberta de que a diminuição das taxas de troca de ar nesses ambientes era a grande responsável pelo aumento da concentração de poluentes biológicos e não biológicos no ar interno. De modo geral, as principais doenças associadas a poluentes biológicos são relacionados ao agente

Julgue cada item a seguir como Verdadeiro (V) ou Falso (F), sobre o manejo clínico da Sífilis.

1. ( ) Para o seguimento pós-tratamento do paciente, os testes não treponêmicos devem ser realizados a cada três meses nas gestantes e, na população geral, a cada seis meses no primeiro ano de acompanhamento.

2. ( ) É indicação de sucesso de tratamento a ocorrência de diminuição dos títulos em torno de duas diluições em três meses, e três diluições em seis meses após a conclusão do tratamento.

3. ( ) Caso haja uma elevação de títulos em duas diluições ou mais, deve-se considerar a possibilidade de reinfecção ou reativação da infecção.

4. ( ) A persistência de resultados reagentes com títulos baixos durante um ano após o tratamento, quando descartada nova exposição durante o período analisado, indica sucesso do tratamento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Marque a alternativa correta sobre o espectro clínico e manejo terapêutico da infecção pelo vírus dengue.

Com certa frequência, o vírus da hepatite B adquire mutações durante o seu processo replicativo. Uma das mais importantes e conhecidas é a que ocorre na região pré-core do DNA.

Assinale o perfil laboratorial sugestivo desta mutação.

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti transmitem diversas doenças infecciosas como dengue, febre amarela, zika e chikungunya, apresentando maior incidência nos meses de verão. A gravidade e o quadro clínico dessas patologias são variáveis, necessitando sempre da atenção e cuidado no manejo clínico de tais pacientes.

Com relação às doenças febris pode-se afirmar: