Filtrar


Questões por página:

Com certa frequência, o vírus da hepatite B adquire mutações durante o seu processo replicativo. Uma das mais importantes e conhecidas é a que ocorre na região pré-core do DNA.

Assinale o perfil laboratorial sugestivo desta mutação.

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti transmitem diversas doenças infecciosas como dengue, febre amarela, zika e chikungunya, apresentando maior incidência nos meses de verão. A gravidade e o quadro clínico dessas patologias são variáveis, necessitando sempre da atenção e cuidado no manejo clínico de tais pacientes.

Com relação às doenças febris pode-se afirmar:
Paciente 23 anos, masculino, apresenta-se para consulta com forte dor em panturrilhas, que se iniciou 3 dias antes da consulta. Negou uso de medicações lícitas, drogas ilícitas, ser portador de doenças sistêmicas e traumas recentes. Ao exame físico, apresenta: regular estado geral, ictérico, eupneico, sem alterações abdominais e torácicas, pressão arterial de 121/78 mmHg. O médico solicitou exames bioquímicos no momento da consulta, que resultaram em: hemoglobina 12 mg/dL, plaquetas 250.000/mm³, lucócitos 10.500 células/mm³, ureia 80 mg/dL, creatinina 3,8 mg/dL, potássio 3,5 mEq/L. Qual a hipótese diagnóstica para o caso?
Em relação ao vírus Zika, assinale a opção correta.
Os efeitos mais comuns do uso de terapia antirretroviral altamente ativa (HAART) em pacientes com HIV (Human Immunodeficiency Virus) são