Filtrar


Questões por página:

Homem,46 anos, refere tuberculose tratada, corretamente, aos 27 anos, com cura após acompanhamento regular com seu pneumologista. Desde então, apresenta catarro matinal, não diário, em razoável volume. Relata que tal ocorrência não afeta sua vida e consegue manter atividades laboral e física normais. Há três dias, está expectorando com laivos de sangue, sem febre e sem queda do estado geral.


Assinale a alternativa que apresenta o conjunto correto de medidas terapêuticas para esse paciente, neste momento, com base na história clínica e principal hipótese diagnóstica.

mostrar texto associado
O agente etiológico mais provavelmente envolvido no caso em questão é
Qual vacina é contraindicada a pacientes com síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA)?
Paciente feminina de 20 anos de idade é trazida à Emergência por cefaleia, febre, vômitos e letargia, de instalação nas últimas horas. Na chegada, iniciou crises tônico-clônicas generalizadas. Acompanhante refere que a paciente voltou de viagem do interior do estado, onde há três dias realizou prova de natação em um lago. Há um dia queixava-se de alterações olfatórias. Punção lombar evidenciou liquor com importante aumento de leucócitos (3000/mL), com predomínio de polimorfonucleares, elevação de proteínas e queda de glicose. Bacterioscópico e cultura não evidenciaram crescimento bacteriano. Considerando o caso acima, o diagnóstico mais provável é
Considere as afirmações abaixo sobre paracoccidioidomicose.

I - Acomete mais homens que mulheres.
II - Lesões ulcerosas nasais são raras e se associam ao uso inalatório de cocaína.
III - Envolvimento pulmonar pode mimetizar a tuberculose pulmonar.
IV - Acometimento adrenal é causa de insuficiência adrenal nesses pacientes.
V - O crescimento do fungo é lento, podendo levar até quatro semanas para ser detectado na cultura.


Quais estão corretas?