Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A rubéola é uma doença exantemática viral aguda cujo modo de transmissão ocorre pelo contato com secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas.
mostrar texto associado
Um indivíduo que tenha contraído difteria não necessita de vacinação específica, pois sua imunidade é garantida pela própria doença e pelo soro antidiftérico; porém, devem ser vacinadas todas as pessoas não vacinadas ou com estado vacinal desconhecido que tenham tido contato com esse indivíduo.
mostrar texto associado
O tétano neonatal, que acomete o recém-nascido na primeira semana de vida, é uma doença infecciosa aguda, grave, transmissível, causada por um bacilo Gram-negativo, anaeróbico e esporulado.
mostrar texto associado
Os esporos do agente etiológico do tétano, o Clostridium tetani, transformam-se em formas vegetativas sob condições ideais - tecido lesado com pouco oxigênio - e liberam as toxinas que provocam a sintomatologia característica de dificuldade de deglutição, trismo, rigidez de nuca, opistótono e rigidez muscular progressiva que leva à insuficiência respiratória.

Paciente do sexo masculino, com 35 anos de idade, deu entrada na emergência hospitalar com febre alta, adinamia, prostração e tosse pouco produtiva. No seu histórico pessoal, revelou manutenção de relações sexuais desprotegidas desde os 15 anos e uso sistemático de drogas injetáveis por via venosa. Ao exame físico, revelou-se febril, emagrecido, com tiragem intercostal e estertores crepitantes de bases pulmonares. No hemograma de admissão, constatou-se baixa acentuada na contagem dos leucócitos, entre outras irregularidades sanguíneas.

A hipótese diagnóstica que se impõe diante do quadro apresentado é de