Filtrar


Questões por página:

    Um paciente do sexo masculino, de trinta e seis anos de idade, queixa-se de escurecimento da urina há vinte e quatro horas. Relata viagem ao exterior há quatro semanas e uso regular de drogas ilícitas. O exame físico mostra icterícia e dor à palpação profunda em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais detectaram níveis séricos elevados de bilirrubinas e transaminases. Os títulos virais para hepatite aguda foram:

• IgM anti-HAV positivo
• IgM anti-HBc negativo
• HBsAg positivo
• HBeAg positivo
• HBcAg positivo

Com base nesse caso clínico, julgue o item seguinte.

A vasculite mucocutânea, a glomerulonefrite e a poliarterite nodosa são doenças que podem acometer pacientes portadores de hepatite B crônica.

mostrar texto associado
A exposição perinatal à Chlamydia tracomatis, decorrente de infecção materna do trato genital, é o principal meio de transmissão do tracoma a crianças.
mostrar texto associado
Mulheres com sequelas reprodutivas, tais como infertilidade tubária ou gravidez ectópica, e com antecedentes de infecção por Chlamydia tracomatis apresentam anticorpos à proteína de choque térmico 60 das clamídias.
mostrar texto associado
No Brasil, somente a AIDS, a sífilis congênita e a sífilis na gestação são doenças de notificação compulsória.
mostrar texto associado
Os microrganismos comumente associados à salpingite crônica são Neisseria gonorrhoeae, Chlamydia tracomatis, bactérias anaeróbicas e micoplasmas.