Questões de Concurso
Filtrar
799 Questões de concurso encontradas
Página 28 de 160
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O diagnóstico da tricuríase é feito pela detecção de ovos do parasita nos pulmões. Em geral, esse exame apenas é eficaz após o quinto dia do início da infecção, quando os primeiros parasitas concluíram seu ciclo reprodutivo e os ovos são expelidos por espirros ou pela tosse seca persistente (um dos principais sintomas da infecção por esse parasita).
II. O nitroprussiato de sódio é a droga de escolha para o tratamento da crise hipertensiva pela ação extremamente rápida e facilidade de manejo. A pressão arterial sempre diminui quando a droga é administrada, embora a dose seja variável de indivíduo para indivíduo. A dose inicial recomendada é de 0,25 µg/kg/min e o ajuste posterior é determinado pela sensibilidade individual e pela necessidade de se atingir níveis pressóricos desejados. O efeito antihipertensivo do nitroprussiato desaparece dentro de poucos minutos após a interrupção da medicação.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A ascaridíase é o resultado da infestação do vírus da caxumba no ser humano. Os sintomas dessa doença costumam incluir dores no peito, tosse com mais de 3 semanas, falta de ar, perda de peso e cansaço excessivo, febre baixa (principalmente durante a noite), sudorese noturna e perda de apetite. O tratamento da infecção deve ser feito mediante o uso de antibióticos e penicilina.
II. A ascaridíase é o resultado da infestação do bacillus ou do brucella no ser humano, a depender do vetor de contaminação. Em ambos os casos, a infecção evolui para uma doença neurodegenerativa crônica cuja forma mais comum é a demência. Essa doença manifesta-se lentamente e vai se agravando ao longo do tempo. O sintoma inicial mais comum é a perda de memória em curto prazo, com dificuldades em recordar eventos recentes.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A ascaridíase é o resultado da infestação do rotavírus no ser humano. O tratamento dessa doença é exclusivamente através de medicamentos, como o promotor da dopamina, o antidepressivo e os medicamentos que melhoram a cognição. Após a quinta semana de infecção, em geral, o paciente pode precisar adotar uma dieta líquida como parte do tratamento.
II. HIV é uma sigla para vírus da imunodeficiência humana. É o vírus que pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue se livrar do HIV. As pessoas que vivem com HIV ou com AIDS devem poder usufruir todos os seus direitos, incluindo o direito à educação, ao trabalho, ao acesso à saúde e os direitos sexuais e reprodutivos.
III. O paciente com ancilostomíase não apresenta qualquer tipo de reação inflamatória, pois os principais sintomas dessa doença são respiratórios ou epidérmicos. Por exemplo, nas primeiras semanas após o início da infecção, é comum o paciente apresentar uma coceira persistente na região do pescoço e dificuldade de respiração e deglutição.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os principais sintomas da infecção pelo vírus da ascaridíase são vermelhidão em todo o corpo, coceira persistente depois de alguns dias, febre baixa, muitas vezes não sentida, conjuntivite (olho vermelho) com secreção, mialgia e dor de cabeça, e dor nas articulações.
II. A Sífilis se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior. Depois, há um período praticamente assintomático, em que a bactéria fica latente no organismo, mas a doença retorna com agressividade acompanhada de complicações graves, causando cegueira, paralisia, doença cardíaca, transtornos mentais e até a morte.
III. Para os pacientes com diabetes mellitus tipo 2 que possuem glicemia inferior a 200 mg/dL, com sintomas leves ou ausentes (sem a presença de outras doenças agudas concomitantes), estão indicados os medicamentos que não promovem aumento da secreção de insulina, principalmente se o paciente for obeso. No caso de intolerância à metformina, as preparações de ação prolongada podem ser úteis. Persistindo o problema, um dos demais agentes antidiabéticos orais pode ser escolhido.
Marque a alternativa CORRETA: