Questões de Concurso
Filtrar
799 Questões de concurso encontradas
Página 29 de 160
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Após cada modificação do esquema na asma parcialmente controlada ou não controlada, o controle obtido deve ser reavaliado em 4-6 semanas, ou a cada 6 meses, na asma controlada. Uma vez obtido o controle da asma por mais de três meses (ou seis meses, em casos graves), procede-se à redução lenta e gradual de doses e medicamentos (reduzir broncodilatadores, por último a dose de corticoesteróide inalatório - CI), mantendo-se o tratamento mínimo necessário para o controle.
II. Com relação ao comportamento, o paciente com ancilostomíase costuma apresentar agitação, agressão, inquietação, irritabilidade, mudanças de personalidade, repetição sem sentido das próprias palavras, dificuldade para exercer funções do dia a dia, falta de moderação ou vagar sem rumo e se perder.
III. A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 24 (vinte e quatro) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A irritação, os enjoos e a insônia são alguns dos sintomas da teníase, que ocorrem exclusivamente em pacientes idosos ou que apresentam obesidade. Em geral, o tratamento dessa doença nesses pacientes costuma exigir o uso de antibióticos, ansiolíticos e redefinição da alimentação, adotando uma dieta líquida por até 14 dias após a confirmação do fim da infecção.
II. A reidratação rápida e apropriada é a principal intervenção de manejo para tratamento de casos de cólera (por via oral nos casos leves e moderados e por via endovenosa nos casos graves). Em casos de cólera com desidratação grave, podem ser administrados antibióticos apropriados, para diminuir a duração da diarreia, reduzir o volume de fluidos de reidratação necessário e encurtar a duração da excreção de V. cholerae.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A maioria dos portadores de microfilárias não têm sintomatologia aparente, porém funcionam como fonte de infecção e, do ponto de vista epidemiológico, necessitam de atenção para evitar a dispersão da parasitose. A pessoa infectada pode transmitir microfilárias por longos períodos, devido à longevidade dos vermes adultos, em geral 4 a 8 anos, podendo ser mais.
II. Uma história clínica e um exame físico detalhados devem ser feitos em todos os pacientes em busca dos principais sinais e sintomas de Insuficiência Cardíaca (IC). No entanto, em pacientes crônicos, a detecção de sinais clínicos de congestão pode estar esmaecida ou ausente, por processos adaptativos. Assim, os sinais clínicos de congestão podem ser pouco sensíveis e também pouco específicos. Sobressaem-se, no entanto, sinais como terceira bulha e sintoma como ortopneia como mais específicos para o diagnóstico de IC.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O diagnóstico de AIDS considera a baixa quantidade de células de defesa (CD4) presentes no sangue e/ou as manifestações clínicas que podem incluir uma ou mais doenças oportunistas, como a tuberculose disseminada, a pneumonia, as infecções recorrentes ocasionadas por fungos (na pele, boca e garganta), neurotoxoplasmose, e diarreia crônica há mais de 30 dias, entre outras.
II. O Escore OMP (olhos, mãos e pés) é um instrumento complementar de avaliação da graduação da incapacidade no paciente de hanseníase, sendo caracterizado pela soma dos graus de incapacidades atribuídos a cada segmento direito e esquerdo (olhos, mãos e pés), determinando a soma máxima que varia de 0 a 12.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Na maioria dos pacientes com leptospirose, a hemorragia pulmonar maciça não é identificada até que uma radiografia de tórax seja realizada ou que o paciente seja submetido à intubação orotraqueal. Assim, os médicos devem manter uma suspeição para a forma pulmonar grave da leptospirose em pacientes que apresentem febre e sinais de insuficiência respiratória, independentemente da presença de hemoptise.
II. A cólica intestinal, a dor na barriga e o sangue nas fezes são sintomas da oxiurose presentes apenas em pacientes idosos ou portadores de doenças autoimunes. Em geral, a oxiurose não ocorre em crianças dos 5 aos 14 anos de idade, pois os vermes oxiúros são transmitidos pela saliva com pH elevado, o que não é comum em crianças.
Marque a alternativa CORRETA: