Filtrar


Questões por página:
Paciente de 17 anos, masculino, com história de febre, fadiga e dor de garganta. No exame físico há exsudato faríngeo, e múltiplos e pequenos linfonodos são palpados nas regiões cervicais, axilares e inguinais. O hemograma completo mostra leucocitose com linfocitose e atipias linfocitárias.
O diagnóstico mais provável é:
Um paciente imunocomprometido, homem, de 42 anos, portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV), com contagem de CD4 de 120 células/mm³, busca atendimento com tosse, dispneia progressiva e febre há cerca de 4 semanas. A tomografia computadorizada revela opacidades em vidro fosco difusas e esparsas pelos pulmões, com espessamento de septos interlobulares, e cistos predominantes nos lobos superiores. Com base nesses achados, o diagnóstico mais provável é:
Em relação ao quadro mostrado na questão anterior, é correto afirmar que as prevalências reais de soropositividade para o HIV e para o anti‐HTLV são, respectivamente,
Assinale a alternativa correta em relação à vacinação do paciente com HIV.
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a busca ativa de sintomáticos respiratórios, para identificação dos casos suspeitos de tuberculose, é definida como aqueles com tosse, por pelo menos: