Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmações abaixo, levando-se em consideração as medidas para eliminação dos locais de reprodução do mosquito que transmite a Dengue:

I – Tampar os grandes depósitos de água: A boa vedação das tampas em recipientes como caixas d’água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos;

II – Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas;

III – Fazer controle químico: Existem larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento. Este método para controle doméstico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por várias secretarias municipais de saúde e é realizado pelos agentes de controle da dengue.

Quais afirmativas acima estão corretas?

“Doença transmissível aguda causada por bactéria que frequentemente se aloja nas amídalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, em outras mucosas e na pele. É caracterizada por placas pseudomembranosas típicas.” O trecho acima refere-se a definição de qual doença causada por bactéria?
Paciente masculino, de 26 anos, apresenta quadro de candidíase oral, emagrecimento e pneumonia. Seu Anti-HIV teve resultado positivo, e sua contagem de células CD4 é de 30 células/mm3. Seu médico decidiu iniciar fluconazol, azitromicina, sulfametoxazol+trimetoprima, lamivudina, zidovudina e efavirenz. Após uma semana de utilização das medicações, o paciente diz ter pesadelos freqüentes. Entre as drogas em uso, aquela responsável por esse tipo de sintoma é:
Paciente feminina, de 23 anos, teve relação sexual sem preservativo há 2 meses. Há 2 semanas, notou surgimento de linfadenomegalia inguinal à direita, dolorosa, com aumento progressivo, associada a febre e surgimento de pequenos orifícios com drenagem de secreção purulenta. Ao ser avaliada pelo seu ginecologista, o mesmo suspeitou de iinfogranuloma venéreo. O agente etiológico e o tratamento correto estão representados na seguinte alternativa:
A ingestão de arroz requentado pode ocasionar diarréia aguda infecciosa pela contaminação por: