Filtrar


Questões por página:
O chumbo é um dos metais em maior abundância, pode ser detectado em diversos ambientes inclusive no corpo humano, também é um perigoso agente de contaminação ocupacional, principalmente entre profissionais da indústria de mineração, fabricação de tintas, indústria de plásticos, dentre outros. A doença causa por esse metal é chamada de
Recentemente adicionado à lista de doenças relacionadas ao trabalho, é um distúrbio emocional com sintomas de esgotamento físico, estresse e exaustão extrema, relacionado ao excesso de trabalho ou resultante de situações vivenciadas no trabalho. O trecho refere-se ao(à):
O conceito de incapacidade temporária é a perda total da capacidade de trabalho por um período limitado de tempo, nunca superior a um ano. É aquele em que o acidentado, depois de algum tempo afastado do serviço, devido ao acidente, volta executando suas funções normalmente.
J. B., sexo masculino,32 anos de idade, agricultor, trabalhando em plantio de tomates há nove semanas, comparece à Unidade Básica de Saúde com queixa de tonturas, dores de cabeça, cansaço, náuseas, geralmente no final do dia de trabalho. Os sintomas tiveram início logo após a pulverização da plantação com agrotóxicos. Para estabelecer o nexo causal entre os sintomas apresentados e a intoxicação por exposição ocupacional, a equipe de saúde deve considerar que
Analise as afirmativas a seguir:
I. As principais causas das lesões por esforços repetitivo e distúrbios osteo musculares relacionados ao trabalho, como as tendinites, as tenossinovites e as lesões de ombro, são os movimentos repetitivos, as posturas inadequadas, o consumo de carne branca e a pressão psicológica. A prevenção dessas doenças inclui medidas como a adequação do mobiliário, a redução da necessidade do número de repetições e as pausas e exercícios preparatórios e compensatórios. II. Esquema vacinal da vacina contra hepatite B: administrar 1 (uma) dose ao nascer, o mais precocemente possível, nas primeiras 24 horas, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Esta dose pode ser administrada até 30 dias após o nascimento. A continuidade do esquema vacinal será com a vacina penta [vacina adsorvida difteria, tétano, pertussis, hepatite B (recombinante) e Haemophilus influenzae B (conjugada)], aos 2 (dois),4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade. III. A identificação do paciente pode ser feita por diversos meios, mas sempre é necessário considerar e minimizar a ocorrência de falhas, independente da forma utilizada. É recomendado que a instituição de saúde adote pelo menos dois identificadores para o paciente (nome e data de nascimento, por exemplo). O número do quarto/enfermaria do paciente não deve ser utilizado como um dos identificadores. Os profissionais de saúde devem conferir, previamente a qualquer procedimento/tratamento, a identidade do paciente, de modo que o paciente correto receba o cuidado correto. Também é responsabilidade da equipe reconfirmar periodicamente com o paciente e acompanhante as informações e corrigir os erros imediatamente após a sua identificação.
Marque a alternativa CORRETA: