Filtrar


Questões por página:

Na diálise peritoneal, o peritônio (membrana que reveste o abdômen e os órgãos abdominais) funciona como um filtro permeável. Sobre as técnicas de diálise peritoneal, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.


1. Diálise peritoneal manual intermitente.

2. Diálise peritoneal intermitente com ciclagem automatizada.

3. Diálise peritoneal contínua ambulatorial.

4. Diálise peritoneal contínua auxiliada por um dispositivo de ciclagem.


( ) O líquido é mantido no interior da cavidade abdominal durante intervalos extremamente longos. Comumente o líquido é drenado e reposto quatro a cinco vezes ao dia.

( ) Pode ser realizada em casa pelo próprio indivíduo, eliminando a necessidade de atenção constante de pessoal especializado. Um aparelho com relógio automático bombeia automaticamente o líquido e o drena da cavidade peritoneal.

( ) As bolsas que contêm o líquido são aquecidas até a temperatura corpórea. A seguir, o líquido é infundido no interior da cavidade peritoneal durante 10 minutos, sendo mantido na cavidade durante 60 a 90 minutos e, a seguir, ele é drenado durante um período de 10 a 20 minutos.

( ) Utiliza um dispositivo de ciclagem automática para realizar trocas curtas à noite, durante o sono, enquanto as trocas mais longas são realizadas durante o dia, sem o dispositivo de ciclagem.

A insuficiência renal aguda (IRA) é definida como a redução aguda da função renal em horas ou dias. Refere-se, principalmente, à diminuição do ritmo de filtração glomerular e/ou do volume urinário, porém ocorrem também distúrbios no controle do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico. O critério para inclusão de um paciente em classe 3 é
“Diálise realizada através de uma membrana (fina camada de tecido) localizada dentro do abdômen e que reveste todos os órgãos dentro dela.” Trata-se da
Sobre o tema “Infecções do Trato Urinário Relacionadas à Assistência de Saúde (ITU-RAS)”, é correto afirmar que:
A Terapia Renal Substitutiva (TRS), na unidade de terapia intensiva adulto, é conjunto de métodos utilizados para o tratamento de pacientes clinicamente enfermos com Insuficiência Renal Aguda (IRA), ou em outras situações em que o suporte renal é fundamental para auxiliar na remoção de solutos e de líquidos, na regulação hidroeletrolítica do meio interno, bem como para repor o bicarbonato. Em relação às situações que influenciam a escolha da modalidade de TRS Intermitente (TRSI) ou Contínua (TRSC), analise as assertivas abaixo:
I. Em pacientes hipercatabólicos, a TRSI deve ser indicada para pacientes criticamente enfermos, com dificuldade em controlar a produção de solutos.
II. Em pacientes com hipercalemia, quando a depuração rápida de soluto é necessária, como na hipercalemia grave, a TRSI é geralmente preferida se as condições hemodinâmicas do paciente permitirem.
III. Hipertensão intracraniana é uma indicação absoluta para TRSC. A TRSI pode piorar o quadro neurológico por comprometer a perfusão cerebral.
IV. Em caso de excessiva sobrecarga de volume ou alto aporte de volume, em pacientes hemodinamicamente estáveis com sobrecarga de volume e com aporte diário de líquidos obrigatórios, a TRSI é a terapia mais eficiente.
Quais estão corretas?