Filtrar


Questões por página:
Acerca da insuficiência renal e dos métodos dialíticos, julgue os itens seguintes.

Atualmente, a hemodiálise é um método pouco empregado para o tratamento da insuficiência renal aguda, pois apresenta menos vantagens que a diálise peritoneal ou outros tratamentos contínuos lentos.
Acerca da insuficiência renal e dos métodos dialíticos, julgue os itens seguintes.

Entre as indicações para diálise na insuficiência renal aguda, incluem-se náuseas, vômitos, alterações do estado mental e pericardite. A indicação mais comum é a presença de sinais ou sintomas urêmicos com a evidência laboratorial de deterioração da função renal.
Acerca da insuficiência renal e dos métodos dialíticos, julgue os itens seguintes.

Em alguns pacientes, a presença de aderências extensas de cirurgias abdominais prévias é uma condição que inviabiliza a realização da diálise peritoneal, pois essas aderências podem dificultar a introdução do cateter e a drenagem da solução.
Um paciente deu entrada em uma unidade de pronto-socorro com quadro de prurido intenso, confuso, hipertenso, taquipneico e com odor de amônia no hálito. Os exames laboratoriais apresentaram uremia, hipercalemia e anemia. Depois de confirmado quadro de insuficiência renal, o paciente foi encaminhado para hemodiálise. A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.
A equipe de enfermagem deve dispensar alguns cuidados específicos aos pacientes em hemodiálise. Sobre esses cuidados, analise as afirmativas a seguir:

I . Aumentar o ritmo da ultrafiltração se a pressão de transmembrana ficar negativa, afim de evitar a passagem de molécula do dialisador para o sangue.

II . Realizar balanço hídrico rigoroso; as perdas e ganhos devem ser registrados, com avaliação precisa no final do procedimento.

III . Interromper o procedimento em caso de reação alérgica no decorrer da hemodiálise e encaminhar amostra de cultura para analise laboratorial.

Está correto somente o que se afirma em: