Filtrar


Questões por página:
Mulher de 31 anos de idade refere fotossensibilidade, eritema malar, ulcerações orais e artrite em mãos, punhos, cotovelos e joelhos há 3 meses. Exame de urina: cilindros hemáticos e proteinúria de 1,3 g/dL. Admitindo a principal hipótese diagnóstica, a alteração laboratorial mais provável é a positividade do
Mulher,32 anos, com episódio de abortamento espontâneo há 1 ano, sem antecedentes patológicos conhecidos e sem uso de medicamentos ou de substâncias lícitas ou ilícitas, procura atendimento médico por dor e edema em membro inferior direito. Os exames laboratoriais revelam discreta plaquetopenia (132000) e alargamento do TTPA. O Doppler do membro afetado revela trombose venosa profunda.
O diagnóstico presuntivo é de
Mulher jovem, na segunda década de vida, procura atendimento médico com queixa de rash cutâneo malar, simétrico, bilateral, poupando o sulco nasolabial. Além disso, apresenta quadro de poliartrite simétrica migratória não deformante.

Assinale a alternativa que contém mais dois critérios que fechariam o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico.
A Síndrome de Sjogren é uma doença inflamatória crônica autoimune, que afeta principalmente as glândulas salivares e lacrimais, além de contar com manifestações sistêmicas como:
Um paciente de 45 anos queixa-se de dor oligoarticular nos MMII, de início súbito, duração contínua por 6-12h, de forte intensidade e com presença de sinais flogísticos. De acordo com o quadro clínico, a hipótese diagnóstica é altamente sugestiva de: