Filtrar


Questões por página:
É solicitada avaliação da reumatologia para uma paciente do sexo feminino,56 anos, com diagnóstico prévio de poliangeíte microscópica há 4 anos, internada por quadro de tosse, dispneia e hemoptise, com tomografia de tórax sugestiva de hemorragia alveolar difusa, além de piora importante de função renal em padrão de glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP), com necessidade de suporte renal agudo. De acordo com as principais recomendações para o tratamento das Vasculites associadas ao ANCA, assinale a alternativa correta para o manejo do caso.
A doença mista do tecido conjuntivo (DMTC) compreende doença reumatológica imunomediada crônica, que engloba manifestações fenotípicas de uma série de doenças autoimunes, porém com características peculiares que a distingue como uma entidade distinta. Sobre a DMTC, assinale a alternativa incorreta.
O exame de FAN é fundamental em diversos cenários da prática da reumatologia, podendo estar presente em uma ampla gama de patologias. Porém não é incomum a sua utilização e interpretação de forma equivocada, levando a diagnósticos equivocados, gastos adicionais desnecessários com exames subsequentes, e muitas vezes tratamentos desnecessários. Sobre o exame de FAN, assinale a alternativa incorreta.
A complicação mais temida da osteoporose são as fraturas por fragilidade, consequência da baixa densidade mineral óssea e alterações microarquiteturais, sendo a sua prevenção o principal alvo do tratamento. Sobre as fraturas osteoporóticas, assinale a alternativa incorreta.
A osteoporose se caracteriza por uma doença osteometabólica de repercussão sistêmica, definida pela baixa massa óssea e comprometimento de sua microarquitetura. Em relação ao tema, assinale a alternativa que apresenta um diagnóstico correto de osteoporose.