Filtrar


Questões por página:
Dentre os componentes do ciclo hidrológico mencionados a seguir, aqueles que estão associados à vegetação são:
Em uma região montanhosa, após uma forte tempestade, observa-se um aumento significativo no escoamento superficial, com a formação de enxurradas que descem encosta abaixo, levando consigo sedimentos e causando erosão do solo. Qual dos seguintes fatores contribui para esse aumento no escoamento superficial?
A eliminação de criadouros com a remoção da água parada, inserção de barreiras físicas e medidas de prevenção para o não acúmulo de água em depósitos, é classificada como controle:
De acordo com Yazaki et al (2018), o gerenciamento e o manejo dos recursos hídricos são atividades essenciais para o convívio harmônico da cidade com suas águas, condição básica para o desenvolvimento saudável da vida humana. Ações antrópicas modificam o ciclo hidrológico natural, especialmente nas áreas urbanas onde as concentrações demográficas são maiores. A impermeabilização do solo, a geração de resíduos sólidos e a produção de esgotos levam ao aumento do escoamento superficial e da poluição hídrica.
No que se refere à drenagem urbana, assinale a alternativa correta.

Em 2016, uma obra para evitar alagamentos foi motivo de protestos por parte de organizações não governamentais na cidade de Salvador, BA. Segundo reportagens feitas na época, o projeto previa a requalificação de canais e o revestimento de parte das margens, sendo que a canalização seria feita com concreto. Discordando do projeto, no entanto, especialistas ouvidos pela reportagem afirmaram que a canalização não seria a solução dos problemas, que estavam, em sua opinião, ligados à falta de infraestrutura de esgotamento sanitário e ao lixo. Durante o protesto, os manifestantes defenderam alternativas, como a construção, ao longo de alguns trechos do rio, de estruturas que em períodos de chuva forte pudessem receber o excesso de água, diminuindo o volume das enchentes.

Sobre esse tema, os reservatórios abertos, construídos para receberem a água durante e após as chuvas, mas que permanecem secos durante as estiagens, denominam-se: