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Leia o texto 'DRENAGEM' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com as informações apresentadas ao leitor no texto, pode-se entender que a densidade aparente das juntas dos tubos representa a massa específica obtida pelo produto da massa pelo volume, as quais devem ser preenchidas com argamassa de cimento e areia em traço 1:3, cuidando-se de remover toda a argamassa excedente no exterior da tubulação.

II. As informações presentes no texto permitem ao leitor concluir que o assentamento dos tubos deve obedecer às cotas e ao alinhamento indicados no projeto, pois, dessa maneira, é possível estabilizar os níveis de resistência à tração na lâmina de cola no interior dessas estruturas.

III. Após a leitura atenta do texto, pode-se inferir que a classe de carregamento de qualquer combinação de ações sobre um sistema de tubulação subterrânea urbana é definida pela duração acumulada prevista para a ação variável tomada como a ação primária principal na combinação considerada de forças tangentes a cada junção de tubos.

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Leia o texto 'DRENAGEM' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto permite ao leitor inferir que somente após a conclusão do estudo de umidade é permitida a compactação mecânica do solo, pois assim é possível conhecer as classes de umidade adequadas às propriedades de resistência e de rigidez da tubulação em função das condições ambientais do local onde permanecerão as estruturas.

II. De acordo com o texto, o assentamento dos tubos poderá ser feito sobre berço de concreto ciclópico com 30% de pedrade-mão, lançado sobre o terreno natural, quando este apresentar condições de resistência característica adequadas.

III. De acordo com as informações apresentadas ao leitor no texto, pode-se entender que o reaterro somente deve ser autorizado depois de fixadas as tubulações, e deverá ser feito, de preferência, com o material da própria escavação, desde que esse seja de boa qualidade, em camadas com espessura máxima de 15 centímetros, sendo compactado com equipamento manual até uma altura de 60 centímetros acima da geratriz superior da tubulação.

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Analise as afirmativas a seguir:

I. Durante a construção dos dispositivos de drenagem pluvial urbana, devem ser preservadas as condições ambientais adotando-se certos procedimentos, tais como o transporte do material excedente removido para local pré-definido em conjunto com a fiscalização. Em paralelo, deve-se garantir que esse material seja conduzido para os cursos d'água mais próximos, promovendo o assoreamento e a dispersão dos resíduos contaminantes.

II. A preservação das condições ambientais é um requisito importante em projetos de construção civil. Durante o desenvolvimento das obras nos dispositivos de drenagem pluvial urbana, por exemplo, deve-se evitar o tráfego desnecessário de equipamentos ou veículos por terrenos naturais de modo a evitar a sua desfiguração.

III. Durante a construção dos dispositivos de drenagem pluvial urbana, devem ser preservadas as condições ambientais e removidos das proximidades dos dispositivos os materiais excedentes de escavação ou sobras.

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Analise as afirmativas a seguir:

I. Atualmente, a preservação das condições ambientais é um aspecto bastante importante no contexto da construção civil. Nos pontos de deságue dos dispositivos de drenagem pluvial urbana, por exemplo, devem ser executadas obras de proteção de modo a não promover a erosão das vertentes ou assoreamento de cursos d'água.

II. Durante o desenrolar das obras nos dispositivos de drenagem pluvial urbana, deve-se evitar o tráfego desnecessário de equipamentos ou veículos por terrenos naturais, de modo a evitar a sua desfiguração e garantir a preservação das condições ambientais.

III. Durante a construção dos dispositivos de drenagem pluvial urbana, devem ser preservadas as condições ambientais e atendidas, no que couber, as recomendações referentes à captação, à condução e ao despejo das águas superficiais.

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Analise as afirmativas a seguir:

I. Os muros de arrimo confeccionados com pneus são construídos a partir do lançamento de camadas horizontais de pneus, amarrados entre si com corda ou arame e preenchidos com solo compactado. Funcionam como muros de gravidade e apresentam como vantagens o reuso de pneus descartados e a flexibilidade. A utilização de pneus usados em obras geotécnicas apresenta-se como uma solução que combina a baixa resistência mecânica do material com o alto custo, comparativamente aos materiais convencionais (como o concreto).

II. No caso de muro de arrimo feito de pedras arrumadas manualmente, a resistência do muro resulta da tração gerada pela argamassa entre os blocos de pedras. Esse tipo de muro apresenta como vantagens a simplicidade de construção e a fácil instalação de dispositivos de drenagem, pois o material do muro é maleável. Outra vantagem é o custo reduzido, especialmente quando os blocos de pedras são disponíveis no local. No entanto, a estabilidade interna do muro requer que os blocos tenham dimensões irregulares, o que causa um valor menor do atrito entre as pedras.

III. Os muros de arrimo são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Eles devem ser construídos em alvenaria (simples ou armada) ou em concreto (tijolos ou pedras), ou ainda, de elementos especiais. Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.

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