Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.

“A captura consiste em declarar um documento como documento arquivístico ao incorporá-lo num SIGAD [...].”

Fonte: CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. e-ARQ Brasil: modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.2. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional,2022, p.56.

De acordo com a versão 2 do e-arq Brasil, adotada pelo CONARQ em junho de 2021, são ações de captura em um SIGAD:

O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) possui requisitos arquivísticos que o caracteriza. Entre os indicados abaixo, não pode ser considerado requisito:
O e-ARQ Brasil pode ser usado para orientar a identificação de documentos arquivísticos digitais e estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD). Sobre este sistema é incorreto afirmar:
O e-ARQ Brasil é aplicável aos sistemas que produzem e mantêm somente documentos digitais e aos que compreendem documentos digitais e convencionais. Com relação aos documentos convencionais e digitais, o sistema inclui o registro, respectivamente de:
A trilha de auditoria, além de se configurar em um histórico de todas as intervenções, ou tentativas de intervenção feitas no documento e no SIGAD, funciona também, relacionada à documentação arquivística digital, como um: