Filtrar


Questões por página:
“O Espírito Santo ocupa menos de 0,5% do território brasileiro. Nessa pequena área está inserida uma das mais imponentes cafeiculturas do mundo, com aproximadamente de 500 mil hectares, responsáveis pela produção anual de 11,5 milhões de sacas, entre arábica e conilon, oriundas de 60 mil propriedades.”
(www.es.gov.br – 14/05/2012 – 13h30)

Tomando como base a produção de café no Espírito Santo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Espírito Santo é o segundo maior produtor do Brasil de café, com cerca de 25% da produção nacional.

( ) A produção de café está presente em todos os municípios do estado, inclusive na sua capital, Vitória.

( ) A cafeicultura é a principal atividade econômica em, aproximadamente, 80% dos municípios, sendo o maior gerador de empregos no estado.

( ) A produção de café arábico no estado é o maior do Brasil, ocupando mais de 70% da produção nacional.

A sequência está correta em

Um dos maiores complexos portuários da América Latina, o do Espírito Santo, é responsável por 5% do valor importado pelo país, movimentando em torno de 45% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Com uma estrutura que permite a movimentação de diversos tipos de cargas, NÃO é correto afirmar sobre esse importante complexo de transporte brasileiro.



No mapa acima estão registradas as bacias de um recurso mineral estratégico para a economia do Brasil, ofertadas em leilão, no final de 2013.

Esse recurso é o

A pleno vapor, avança em lajes sobre estacas o Porto do Rio. Os investimentos de ampliação dos terminais de dois operadores portuários somam cerca de R$ 1 bilhão e podem alçar o Rio à quarta posição no ranking de portos com maior movimentação do país. Hoje, o porto ainda está em quinto, atrás de Santos (SP), Itajaí (SC), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS).

SPITZ, C. Investimento vai fazer do Rio 4° maior porto do país.
O Globo, 13 out.2013, p.27. Adaptado.

A quarta posição que o Porto do Rio poderá alcançar decorre da movimentação de

Dois mistérios rondam o mercado de trabalho brasileiro. A economia cresce pouco desde 2011, mas a taxa de desemprego continua a bater sucessivos recordes de baixa. Na última pesquisa divulgada pelo IBGE, de outubro de 2013, houve novo recuo e o desemprego no mercado brasileiro foi calculado em 5,2%. Para os especialistas, essa situação tem a ver com mudanças estruturais da sociedade e da economia.

CINTRA, L. De virtuoso a vicioso? CartaCapital, ano XIX, n.777, 04 dez.2013, p.64. Adaptado.

A mudança estrutural da sociedade e da economia à qual os especialistas se referem para explicar a situação descrita acima é o(a)