Filtrar


Questões por página:

Para o historiador Eric Hobsbawm..., " a questão genérica da guerra e da paz no século XXI, o passado e o futuro dos impérios globais, a natureza e o contexto cambiante do nacionalismo, o futuro da democracia liberal e a questão da violência política e do terror, todas elas têm lugar em um cenário mundial dominado por dois desenvolvimentos correlatos: a aceleração enorme e contínua da capacidade da espécie humana de modificar o planeta por meio da tecnologia e da atividade econômica e a globalização."

Sobre a globalização, é CORRETO afirmar que

O saldo da balança comercial em 2018 foi de US$ 58,3 bilhões. Em 02 de janeiro de 2019, de acordo com o Ministério da Economia, esse é o “segundo melhor desempenho do comércio externo registrado desde 1989”. O saldo contabiliza a diferença entre as exportações e as importações.

(Agência Brasil. https://bit.ly/30wCP53. Acesso em 17.06.2019. Adaptado)


A respeito do comércio externo brasileiro, pode-se afirmar que

A crise cambial na Argentina pode reduzir em cerca de US$ 2 bilhões o saldo da balança comercial brasileira deste ano.

(O Estado de São Paulo, http://goo.gl/AsGrU0,18.02.2014)

Assinale a alternativa que explica essa possível causa da redução do saldo da balança comercial brasileira.
Robert Shiller alerta para bolha imobiliária. O economista que previu o colapso imobiliário americano acredita que uma bolha semelhante está se formando no Brasil.

(Revista Exame, http://goo.gl/ydtL4z,05.11.2013. Adaptado)

A respeito do fenômeno citado no artigo, é correto afirmar que
As manifestações forçaram o fechamento de empresas japonesas que atuam na China e levantaram receios no mercado sobre o impacto econômico de um possível rompimento entre Pequim e Tóquio. Muitas outras marcas japonesas que deslocaram suas operações para o território chinês tiveram de suspender as atividades, receosas de possíveis ataques. Elas também estão sendo alvo de campanhas de boicote que podem minar as férteis relações econômicas entre os dois países.

(Revista Istoé, n.º 2237,26.09.2012. Adaptado)

Esse recente conflito foi motivado pelo fato de o Japão