Filtrar


Questões por página:

O parlamento aprovou [em 06.05.2010] o plano do governo para reduzir o déficit fiscal (diferença entre arrecadação e gastos) do país, atualmente em 13,6% do Produto Interno Bruto (PIB). (...) Outra face do problema é a reação da população (...), que foi às ruas contra o plano aprovado pelo parlamento. Como condição para receber ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), o governo teve que propor medidas para cortar seus gastos (...). Os planos incluem o congelamento de salários de funcionários públicos, redução de pensões e aumento de impostos (...).

(http://g1.globo.com, 07.05.2010)

A notícia refere-se a um país que atravessa uma grave crise econômica. Trata-se

Economia da Espanha mergulha de novo

País encolheu 0,3% no primeiro trimestre deste ano e
experimenta segundo ciclo consecutivo de retração do PIB.
Agência de classificação de riscos S&P reduz a nota
de crédito de 11 grandes instituições financeiras do país.

    Dados divulgados ontem confirmam que a Espanha atravessa uma nova recessão econômica – caracterizada por dois trimestres seguidos de contração do PIB (Produto Interno Bruto). Entre janeiro e março deste ano, a economia espanhola caiu 0,3%, queda igual à que ocorreu no último trimestre do ano passado.

(Folha de S.Paulo.01.05.2012)

Considerando o texto do jornal e seus conhecimentos, é correto afirmar que a

Entre as medidas adotadas pelo governo brasileiro para enfrentar a crise econômica que vem atingindo a Europa e os Estados Unidos, encontra-se
A balança comercial brasileira registrou um déficit de US$ 3,930 bilhões no ano de 2014. É o pior resultado anual do comércio exterior brasileiro desde 1998.

(http://www.valor.com.br. Acessado em 18.02.15. Adaptado)

Segundo especialistas, o saldo negativo da balança comercial ocorreu, entre outros fatores, devido
mostrar texto associado

A "casca de banana" aludida no texto, referindo-se à atual crise norte-americana, relaciona-se à concessão irrestrita de crédito - sobretudo imobiliário - a consumidores que se mostraram sem condições de pagar como fator relevante para o desencadeamento de uma crise que afeta diversos setores da economia.