Filtrar


Questões por página:
No modelo ricardiano típico de comércio internacional com dois países, (I) e (II), dois produtos, X e Y, e um único fator de produção, NÃO é possível que o país (I)
Um aumento das exportações de certo país e as demais contas de balanço de pagamentos permanecendo as mesmas, acarreta, necessariamente, um(a)

O gráfico abaixo mostra o efeito, ao longo do tempo, de uma depreciação cambial da moeda do país, no tempo t, sobre seu balanço comercial. A partir de t e de uma situação inicial de equilíbrio no balanço comercial, há tendência ao deficit e, depois, ao superavit comercial.



Este processo de ajuste dinâmico é chamado de

Duas economias são precisamente iguais, em termos de dotação de fatores, tecnologia usada, estrutura da demanda interna, de impostos e gastos públicos (e, portanto, idênticas em preços e custos). A abertura comercial entre as duas e o consequente aumento do mercado disponível para as empresas, em ambas,
Os Estados Unidos são um país com relativa abundância do fator de produção capital. Assim, segundo o Modelo Heckscher-Ohlin de comércio internacional, o seu setor exportador deveria usar maior intensidade de capital, em relação ao fator trabalho, do que o setor da economia americana que compete com as importações do país. Empiricamente, entretanto, verificou-se o contrário. Este fato é chamado