Filtrar


Questões por página:
Em grave crise econômica, a Argentina decidiu recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para equilibrar a situação financeira do país. A decisão foi tomada depois da disparada do dólar em 2018 . O governo quer obter respaldo financeiro para acalmar os ânimos dos investidores e frear a saída de capitais do país, cuja economia, segundo o próprio governo, é uma das mais dependentes de recursos estrangeiros. A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil na América Latina. Assinale a alternativa que apresenta o nome do(a) presidente da Argentina, em maio de 2018.
mostrar texto associado

Considerando os textos precedentes e os múltiplos aspectos a eles relacionados, julgue o item que se segue.


A nova ordem mundial, caracterizada no texto 1A7AAA, reorganizou o espaço geoeconômico mundial, por meio da formação de blocos econômicos regionais, e fragmentou o poder estatal, com o surgimento de instituições globais.

Na América Latina, região que ainda convive com altos níveis de pobreza e desigualdade,2017 foi um ano de dificuldades, mas com viés de melhoria. Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), as projeções econômicas estimam um crescimento da região de 1,2% para este ano, em um aumento impulsionado pela produção de matérias-primas. Sobre o panorama geral da América Latina na atualidade, assinale a alternativa correta.
“(...) realizar um aprendizado de geoeconomia antes de passar a exercer os dotes adquiridos na inevitável geoestratégia em que parece ter se convertido a nova ordem econômica mundial; o Mercosul dá ao Brasil uma conveniente margem de liberdade política e de disciplina econômica de que necessita, conjuntamente, para adaptar-se com sucesso às novas exigências da economia mundial.”
(ALMEIDA,1993, p.15-23. Disponível em: https://revistas.fee.tche.br/index.php/indicadores/article/viewFile/991/1300.)
Dentre os principais objetivos acordados entre os países membros do Mercosul está:

“Blocos econômicos são associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum, ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado. Os desenhos desses novos mercados, antes de representar uma nova realidade comercial em escala mundial, tendem a transformar-se em um projeto político, resultante de uma decisão de Estados, que pode resultar ou não no aprofundamento da integração entre os países que formam um bloco econômico.”


http://www.camara.leg.br/mercosul/blocos/introd.htm


Atualmente diversos blocos econômicos vigoram, tratando de economia, política e desenvolvimento. Sobre o assunto, é correto afirmar que