Filtrar


Questões por página:

A economia brasileira deve encerrar a década atual com o pior desempenho já registrado em 120 anos.

“Na década, o país colecionou anos de forte recessão e lenta retomada, num período que envolveu uma severa deterioração fiscal, crises políticas e choques internos e externos. Em 2015 e 2016, o PIB caiu mais de 3%. Nos últimos três anos, o PIB avançou pouco mais de 1%. ”

Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/05/para-evitar-decadaperdida-pib-tem-de-crescer-10percent-neste-ano-mostra-estudo.ghtml. Acesso em: 25 out.2020.

 

Marque a alternativa que apresenta um fato político marcante no ano em que o PIB foi o mais baixo.

O Brasil, desde os tempos coloniais, tem se mostrado um país essencialmente fornecedor de matéria-prima e de produtos agrícolas ao mercado internacional. Produtos como café, látex, minério de ferro, soja, dentre outros, têm sido responsáveis pela grande maioria de nossas exportações. Isso se deve
Aconteceu no Brasil, recentemente, o encontro de líderes do BRICS, sigla cunhada no início deste século para denominar um grupo de países em desenvolvimento e com grandes potencialidades econômicas de expansão. Inicialmente Brasil, Rússia, Índia e China formavam o BRIC, mas em 2011 houve a adesão de mais um país ao BRIC, alterando o nome do grupo para BRICS. O país que passou a compor o então denominado BRICS foi
A matriz de transporte define diferentes modais para movimentação de cargas ao redor do país ou do mundo, considerando as vantagens e desvantagens de cada um. Sobre isso, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil, mas não é o mais barato e nem o mais rápido dos modais.
( ) O modal aéreo é o mais ágil e não depende de outros modais para levar um produto ao destino final, mas tem custos elevados e pouca capacidade de carga.
( ) O modal ferroviário é um dos que tem menor custo e grande capacidade de carga, mas sua rota é fixa pelos trilhos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para Santos (1996), o crescimento econômico assim obtido, fundado em certos setores produtivos e baseado em certos lugares, veio a agravar a concentração da riqueza e as injustiças, já grandes, de sua distribuição. Como tal crescimento se fazia paralelamente ao apelo a um consumo impossível de se generalizar, as linhas de crédito abertas para fortalecer os produtores ajudaram a agravar as desigualdades e santificar as distorções.
Em linhas gerais, foram estes os mecanismos que criaram a sociedade dos não-cidadãos brasileiros durante o período