Filtrar


Questões por página:

O geógrafo João Rua, analisando o processo de expansão do sistema capitalista no mundo, afirma que “o homem tem sido visto como produtor, criador, transformador; a natureza, como domínio a ser conquistado, explorado, submetido ao ritmo da produção econômica, cada vez mais, em escala industrial.”

RUA, J. Desenvolvimento, espaço e sustentabilidades. In: RUA, J. (org). Paisagem, espaço e sustentabilidades: uma perspectiva multidimensional da geografia. Ed. PUC-Rio, 2007. p.151.

Dentro da lógica capitalista de produção, segundo o autor, a natureza passa a ser percebida como :

Ao longo do primeiro semestre de 2015, a crise grega se tornou o centro das atenções na Europa Ocidental e no mundo.

O conflito entre as autoridades centrais da União Europeia e o governo grego ocorreu devido

A crise da dívida na zona do euro está longe de acabar, embora medidas pensadas para tratar as causas do problema estejam começando a surtir efeito, afirmou a chanceler alemã, Angela Merkel, durante seu discurso de Ano Novo. Merkel pediu para que os alemães sejam mais pacientes, embora a crise já se arraste por três anos. Ela ligou a prosperidade da Alemanha à da União Europeia.

(http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/12/31/crise-da-zona-do-euro-esta-longe-de-acabar-diz-chanceler-alema.jhtm)

Sobre a crise da zona do euro é correto afirmar que, entre outros fatores, está relacionada

De tempos em tempos, as expressões utilizadas pelos economistas se renovam e ganham novas palavras. Atualmente, o termo que domina o noticiário econômico é o "tsunami monetário", expressão criada pela presidente Dilma Rousseff.

(http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil, entenda-a-expressao-tsunami-monetario,104906,0.htm)

A expressão foi criada para

O Brasil vive hoje uma revolução econômica e ao mesmo tempo uma revolução demográfica, que não é muito comentada. Da econômica todos falam, bem ou mal: se crescemos menos de 1% de um trimestre a outro, o tema vira manchete na imprensa.
[...].
Na revolução demográfica há sinais tão importantes quanto na outra.

(Adaptado: Carta Capital, 26/12/2012. Ano XVIII. n.729. p.23)

Um dos fatos importantes que fazem parte da revolução demográfica mencionada no texto é