Filtrar


Questões por página:
Acerca do crescimento econômico e da distribuição de renda no Brasil, podemos afirmar que:
As datas constantes na questão reportam-se ao ano de 2015

Em meio às dificuldades políticas e econômicas, o Brasil teve sua nota de crédito rebaixada em 09 de setembro, pela agência Standard & Poor's (S&P). Com isso, o país entra no grau especulativo − a nota caiu de BBB − para BB+.

Sobre as consequências deste rebaixamento é correto afirmar que, dentre elas:

O acordo entre este país e o grupo de seis países conhecido como G5+1, que prevê a redução do programa nuclear em troca de alívio nas sanções econômicas, só foi assinado após meses de encontros secretos. [...].

A comunidade internacional também fica vetada de propor novas sanções relacionadas ao programa nuclear do país. Caso ele não cumpra com o acordo no período de seis meses, está sujeito a penalidades adicionais. O país, por sua vez, se comprometeu a desacelerar seu programa nuclear.

(http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/11/25/acordo-
-nuclear-com-foi-costurado-em-encontros-secretos-com-eua.htm. Adaptado)

A notícia refere-se ao acordo entre potências políticas e.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, nesta segunda-feira (19.08.2013), que o governo fará tudo para combater a inflação. “O governo sempre deixou claro que não tolera inflação acima da meta e fará tudo o que é necessário para combatê-la”, disse, afirmando que o cenário é desafiador.

(http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/08/governo-fara-tudo-para-
-combater-inflacao-diz-mantega.html. Adaptado)

Uma das medidas para combate à inflação, que foi sistematicamente adotada no decorrer do segundo semestre de 2013, foi.

A presidente Dilma Rousseff negou, na noite desta segunda-feira (21.10.2013), que o leilão do Campo de Libra, sob o regime de partilha, represente uma privatização. Em pronunciamento de oito minutos em rede nacional de rádio e televisão, ela afirmou que 85% de toda a renda gerada ficará com a União e que as empresas parceiras terão seus lucros, compatíveis com os riscos que correrão.

(http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/10/e-bem-diferente-de-
-privatizacao-afirma-dilma-sobre-leilao.html. Adaptado)

No pronunciamento, a presidente referia-se ao leilão.