Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

A inserção econômica internacional do Brasil tem sido facilitada pela disposição do país em participar de blocos econômicos bem estruturados, como o MERCOSUL e o Pacto Andino, com grande capacidade de produzir e de ganhar largas fatias do mercado mundial e que abandonaram, há tempos, atitudes protecionistas.

mostrar texto associado

Popularizada no noticiário econômico mundial contemporâneo, a expressão commodity é usada exclusivamente para identificar produtos agrícolas básicos, produzidos em larga escala por um número significativo de produtores, com qualidade uniforme e voltados integralmente para o mercado externo.

Em outubro, o Banco Central manteve a taxa básica de juros (Selic) em 14,25% ao ano. Desde julho (2015), a instituição afirmava que seu objetivo era atingir esse valor no final de 2016.

(Adaptado de: http://www1.folha.uol.com.br/mercado)

A manutenção de taxa de juros (Selic) pelo Banco Central teve como um dos objetivos

Nos últimos meses, o Brasil vem passando por intensos debates sobre a situação econômica. Apesar do período de significativa instabilidade, alguns fatores ocorrem sistematicamente em um mesmo sentido. Entre os acontecimentos da política econômica brasileira a seguir, assinale o que vem ocorrendo sistematicamente nos últimos meses.
O surgimento e a expansão do Mercosul estão relacionados ao contexto da globalização. Na atualidade, este bloco econômico tem sido destacado na imprensa por um conjunto de fatos políticos de grande relevância. Sobre o Mercosul são feitas as seguintes afirmações:

I. Após o impeachment que destituiu o presidente paraguaio, os demais membros do Mercosul suspenderam a participação do Paraguai nas reuniões do bloco.

II. A integração da Venezuela ao bloco permanece suspensa devido à oposição do Uruguai e às restrições políticas da Argentina.

III. A Bolívia foi recentemente convidada a integrar o bloco como membro pleno e para isso deverá promover acertos em sua economia.

Está correto o que se afirma APENAS em