Filtrar


Questões por página:

FMI, do pronto-socorro à política de saúde pública Proposta de um novo esquema de taxação dos bancos é mais um sinal da crescente influência do G-20 nas principais instituições internacionais.

(O Estado de São Paulo, 28/04/2010, B4)

A sigla G-20

É correta a posição do nosso governo de preparar medidas de retaliação [...]. Os Estados Unidos simplesmente se recusam a acatar a decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) no julgamento da queixa suscitada pelo Brasil, com a adesão de vários outros países produtores.

(http://cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=6200)

O motivo da queixa brasileira na OMC é que os Estados Unidos

Os exportadores brasileiros de geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupa voltaram a enfrentar barreiras no mercado (...). Conforme o “Estado” apurou, 35 caminhões estão parados nos depósitos alfandegários à espera de autorização para circular no país.

(O Estado de S.Paulo, 13/05/2011, p. B3)

O texto acima destaca uma nova crise comercial provocada pelo protecionismo comercial

Em carta, Dominique Strauss-Kahn pede demissão do FMI:

Dominique Strauss-Kahn renunciou ao cargo de diretorgerente do Fundo Monetário Internacional nesta madrugada. [17/05/2011] Ele enviou uma carta de demissão ao Conselho de Administração do FMI. Nela, diz que sai do FMI para proteger a instituição e dedicar mais tempo para provar a sua inocência.

(http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2692330/em-carta-dominique-strauss-kahn-pede-demissao-do-fmi)

O principal dirigente do FMI está sendo acusado de

BRUXELAS − Os líderes da União Europeia ordenaram a "liberação até o início de julho" do novo pacote de socorro para [o país] e prometeram fazer "o que for necessário" para manter a estabilidade cambial, de acordo com um esboço da declaração da cúpula do grupo realizada nesta quinta-feira, 23. [junho/2011]
"Os chefes de Estado e de governo da zona do euro pediram aos ministros das Finanças para completarem o trabalho sobre esses elementos para permitir a implementação até o início de julho", destacou o documento, fazendo referência a um "financiamento adicional", após o empréstimo de € 110 bilhões concedido no ano passado [ao país].

(http://economia.estadao.com.br/noticias/not_72976.htm)

O país a que se refere a notícia acima é