Questões de Concurso
Filtrar
368 Questões de concurso encontradas
Página 56 de 74
Questões por página:
Neonazistas atacam imigrantes
estrangeiros em bairro da Grécia
Após convencer mais de 400 mil gregos com seu discurso e conseguir uma histórica entrada no Parlamento de Atenas, o partido neonazista Aurora Dourada ampliou sua presença nas ruas, com ataques a estrangeiros e ameaças a comerciantes imigrantes.
(Terra.7.07.12. Adaptado)
A partir da notícia, é possível estabelecer uma relação entre a crise econômica mundial e
A Espanha é o segundo país que mais investe na América Latina e o retorno desses investimentos tem dado fôlego a empresas espanholas que enfrentam dificuldades em casa. Com o aprofundamento da crise financeira no país, porém, a dúvida é se algumas companhias espanholas seriam obrigadas a se desfazer dessas “joias da coroa”.
(Disponível em: http://bbc.in/NkLEpe Acesso em 07.06.2012. Adaptado)
A partir do texto e do que se sabe sobre a crise econômica na Espanha, é correto afirmar que
Os quatro principais países emergentes do mundo - o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) - cancelaram [em 26.06.2010] um encontro do grupo durante a reunião do G20, no Canadá, (...). O grupo representa 16,5% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial e tem buscado influência nas instituições financeiras globais.
(http://noticias.r7.com/economia/noticias, 27.06.2010)
Dentre as características comuns existentes entre os países que compõem o BRIC, está correto afirmar que
O parlamento aprovou [em 06.05.2010] o plano do governo para reduzir o déficit fiscal (diferença entre arrecadação e gastos) do país, atualmente em 13,6% do Produto Interno Bruto (PIB). (...) Outra face do problema é a reação da população (...), que foi às ruas contra o plano aprovado pelo parlamento. Como condição para receber ajuda da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), o governo teve que propor medidas para cortar seus gastos (...). Os planos incluem o congelamento de salários de funcionários públicos, redução de pensões e aumento de impostos (...).
(http://g1.globo.com, 07.05.2010)
A notícia refere-se a um país que atravessa uma grave crise econômica. Trata-se
Governo inicia nova pressão sobre bancos
O governo Dilma vai pressionar mais uma vez os bancos privados. A expectativa é que eles reduzam as taxas de administração de seus fundos de investimentos para tornálos mais lucrativos, permanecendo mais rentáveis que a poupança. Com isso, a equipe econômica considera que haverá espaço para o Banco Central reduzir mais a taxa básica de juros sem alterar as regras de correção da caderneta.
(Folha.com.21.04.2012)
Assinale a alternativa correta sobre a política econômica do governo federal.