Filtrar


Questões por página:
A comunicação intensificada no século XXI trouxe para o jornalismo uma dinâmica que ultrapassa questões como atualidade, proximidade, controvérsia, próprias da atividade jornalística, com a participação e colaboração do cidadão comum na divulgação de informações.
Neste sentido, pode
-se afirmar que o jornalismo se organiza
Em comemoração ao Dia do Barbeiro, um jornal impresso resolveu produzir conteúdo para celebrar a data porvir. O diretor de redação determinou então que houvesse, naquela edição e em cada exemplar, um maior número de páginas, a fim de oferecer aos leitores maior quantidade de informação. Esse tipo de estratégia editorial visa à segmentação de público e à abertura de mercado e tem sido uma aposta das empresas de comunicação.
Esse produto jornalístico que eventualmente é lançado em datas comemorativas com o exemplar do jornal é conhecido como:
Os valores-notícia de seleção dizem respeito aos critérios contextuais - ligados ao contexto de produção das notícias - que influenciam na transformação de um fato em notícia.

Entre eles, estão
Os critérios usados pelos jornalistas para definir se um fato tem ou não potencial de notícia podem ser divididos em substantivos e contextuais, dependendo do próprio fato ou do processo de produção noticiosa. Assinale a opção que apresenta apenas critérios contextuais.
As redes e mídias sociais digitais podem ajudar o trabalho jornalístico na seleção de pautas e informações sobre determinados assuntos. Além disso,

I. se utilizadas de maneira adequada, podem construir uma reputação independente para o jornalista e reforçar sua posição no mercado, mesmo desvinculado de uma corporação midiática.
II. jornalistas que produzem conteúdos para sites e blogs, em diversos suportes como texto, foto e vídeo, têm dificuldades de reconhecimento do seu trabalho, caso não esteja vinculado à um portal corporativo de comunicação.
III. surge o conceito de mass self communication, referente à produção individual de jornalistas independentes.
IV. as redes sociais enfraquecem a ligação entre os leitores e as mídias corporativas tradicionais.
V. as redes sociais são consideradas as ferramentas mais utilizadas para pedido de participação e colaboração do público na construção da notícia.

Está correto o que se afirma em