Filtrar


Questões por página:
De acordo com a lei que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, a União, diretamente ou por intermédio de credenciadas, promoverá anualmente o exame Prolibras.
A banca examinadora do exame de proficiência em Tradução e Interpretação de LIBRAS - Língua Portuguesa deve ser constituída por:

Segundo reportagem do EXTRA digital de 14/08/2022, em 2010 o país criou o Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), como instrumento oficial de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas faladas pelos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Segundo o Iphan, responsável pelo INDL, o Brasil registra oficialmente línguas indígenas, de comunidades descendentes de imigrantes, a Libras, bem como línguas indígenas de sinais e por fim reminiscências de línguas africanas.


Assinale a opção que define corretamente a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial no Brasil.

Imagem associada para resolução da questão


Marcos se apresentou a Vera soletrando o seu nome através do alfabeto manual e, logo a seguir, o seu sinal de “ batismo”.

Assinale a opção que corresponde à cultura surda.

Imagem associada para resolução da questão


Os artefatos culturais são objetos ou materiais produzidos pelos grupos culturais, incluindo tudo que se vê e sente, quando se está em contato com a cultura de uma comunidade.

Avalie se as definições de alguns artefatos culturais do povo surdo a seguir estão corretas:


I. O artefato cultural da experiência visual é quando os surdos, pela ausência de audição e do som, percebem visualmente o que ocorre ao seu redor.

II. O artefato do desenvolvimento linguístico dos surdos é a língua de sinais, incluindo-se também os gestos denominados “sinais emergentes” ou “sinais caseiros”.

III. Artefato cultural político dos surdos consiste em diversos movimentos e lutas do povo surdo pelos seus direitos.


Está correto o que se afirma em

Leonardo e Paulo são alunos surdos matriculados há dois anos em Escola de Ensino Médio, porém não têm o serviço de tradutor e intérprete de Libras- Língua Portuguesa.


A carência desse tipo de profissional faz com que a interação entre surdos e ouvintes fique prejudicada. Em relação ao tema, assinale a opção que apresenta um dos objetivos que o sistema de ensino deverá desenvolver na educação bilíngue.