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Segundo o uso e a difusão da LIBRAS e da língua portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo prolibras, pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente. ( ) As instituições federais de ensino devem prover as escolas com professores de LIBRAS ou instrutores surdos para o ensino da língua portuguesa como segunda língua para os surdos, regente de classe com conhecimento da singularidade linguística dos alunos surdos e tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) Ofertar, obrigatoriamente, desde a educação infantil, o ensino da LIBRAS e da Língua Portuguesa como segunda língua para os surdos e o profissional tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa. ( ) O professor da educação básica, bilíngue, aprovado pelo Prolibras, não pode exercer a função de tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, cuja função é distinta do professor docente.
A sequência correta é
De acordo com a lei que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, a União, diretamente ou por intermédio de credenciadas, promoverá anualmente o exame Prolibras.
A banca examinadora do exame de proficiência em Tradução e Interpretação de LIBRAS - Língua Portuguesa deve ser constituída por:

Segundo reportagem do EXTRA digital de 14/08/2022, em 2010 o país criou o Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), como instrumento oficial de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas faladas pelos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Segundo o Iphan, responsável pelo INDL, o Brasil registra oficialmente línguas indígenas, de comunidades descendentes de imigrantes, a Libras, bem como línguas indígenas de sinais e por fim reminiscências de línguas africanas.


Assinale a opção que define corretamente a Língua Brasileira de Sinais como língua oficial no Brasil.

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Marcos se apresentou a Vera soletrando o seu nome através do alfabeto manual e, logo a seguir, o seu sinal de “ batismo”.

Assinale a opção que corresponde à cultura surda.

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Os artefatos culturais são objetos ou materiais produzidos pelos grupos culturais, incluindo tudo que se vê e sente, quando se está em contato com a cultura de uma comunidade.

Avalie se as definições de alguns artefatos culturais do povo surdo a seguir estão corretas:


I. O artefato cultural da experiência visual é quando os surdos, pela ausência de audição e do som, percebem visualmente o que ocorre ao seu redor.

II. O artefato do desenvolvimento linguístico dos surdos é a língua de sinais, incluindo-se também os gestos denominados “sinais emergentes” ou “sinais caseiros”.

III. Artefato cultural político dos surdos consiste em diversos movimentos e lutas do povo surdo pelos seus direitos.


Está correto o que se afirma em