Filtrar


Questões por página:
Ana Clara é professora bilíngue (Libras-Língua Portuguesa) com formação de nível superior em Letras-Libras. Ela foi convocada para lecionar em escola de ensino médio de sua cidade, mas esta não conta com tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
Assinale a opção que apresenta, conforme o Decreto nº 5.626/2005, o encaminhamento dado às instituições de ensino, sobre professores bilíngues e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.
No Art.18 do Decreto nº 5.626/2005 é mencionado que, nos dez anos a partir da publicação do referido decreto, será aceita a formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, em nível médio.
Assinale a opção em que o curso de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, realizado por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, precisa ter o certificado convalidado por instituições de ensino que ministrem
Humberto é professor de Libras, surdo oralizado e filho de pais ouvintes. O processo de sua formação como professor ocorreu com muitas dificuldades, pois somente adquiriu a Libras aos 18 anos de idade, período que ainda estava cursando o ensino médio, e, portanto, construindo sua própria identidade, em meio a culturas ouvintistas e surdas.
Assinale a opção que apresenta a identidade surda do professor surdo, citada acima.
“A educação dos surdos é uma questão de extrema relevância para a comunidade surda do país, bem como para a população brasileira em geral – motivo pelo qual o tema de redação do ENEM em 2017 foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, que proporcionou visibilidade nacional para a questão e para a comunidade surda.”
BARROS, Caio Vinícius da Silva. Politize: Educação dos surdos: escola inclusiva ou bilíngue¿ Publicado em 15/10/2002.
Para uma educação bilíngue de fato, se faz necessário o respeito a alguns princípios que conduzam a um currículo de formação educacional de surdos brasileiros.
Assinale a opção que apresenta um princípio básico que assegure as práticas de ensino de Libras no currículo escolar.
Em 2011, a Prefeitura de São Paulo assegurou, por uma portaria, a permanência de suas escolas municipais para surdos, transformando-as em escolas bilíngues para surdos.
Segundo o documento Currículo da Cidade de Língua Portuguesa para Surdos de 2019, na proposição de organização de um currículo bilíngue é importante a articulação entre as propostas da Libras e da Língua Portuguesa.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.