Filtrar


Questões por página:

O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e o art.18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, no capítulo III, “Formação do Professor de Libras e do Instrutor de Libras”, explicita as formações requeridas para os professores da Libras. Vejamos abaixo:

Art.4º A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.

Art.5º A formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue.

Art.6º A formação de instrutor de Libras, em nível médio, deve ser realizada por meio de:

I) cursos de educação profissional;

II) cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior; e

III) cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação.

Marque a alternativa que contém o(s) artigo(s) complementado(s) por parágrafos cujos textos dispõem que “as pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação previstos no caput”.

“Art.4º O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs, conforme legislação vigente”. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a Lei onde consta o artigo citado:
A Libras – Língua Brasileira de Sinais – e outros recursos a ela associados, foi reconhecida como segunda língua oficial do Brasil pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 (art.1º). Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o contido no parágrafo único que complementa o artigo 1º da referida Lei:

Lopes (2007) relata que, para a consolidação dos Estudos Surdos no Brasil, muitos foram e ainda são os pesquisadores surdos e ouvintes que se agregaram e se agregam em busca de produção acadêmica, formação profissional, inserção na escola de surdos e na comunidade surda. Entre os grupos de estudos sobre surdos e surdez brasileiros abaixo relacionados, marque com V (VERDADEIRO) aqueles que são listados pela autora e F (FALSO), os que não constam em sua obra:

( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), formado na Universidade Federal de Mato Grosso.

( ) Grupo de Estudos sobre Linguagem e Surdez (GELES), na Universidade federal do Rio de Janeiro.

( ) Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação de Surdos (NUPPES), na Universidade federal do Rio Grande do Sul.

( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), na Universidade Federal da Bahia.

( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), na Universidade Federal de Santa Catarina.

( ) Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES), formado por pesquisadores de cinco universidades localizadas no Estado do rio Grande do Sul.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Na obra A Surdez: um olhar sobre as diferenças, organizada por Carlos Skliar (1998) menciona a discussão sobre o consenso das potencialidades educacionais dos surdos: I - a potencialidade da aquisição e do desenvolvimento da língua de sinais como primeira língua; II - a potencialidade de identificação das crianças com seus pares e com os adultos surdos; III - a potencialidade do desenvolvimento de estruturas, formas e funções cognitivas visuais; IV - a potencialidade de uma vida comunitária e de desenvolvimento de processos culturais específicos; e, por último, V - a potencialidade de participação dos surdos no debate linguístico, educacional, escolar e de cidadania. Relacione as afirmativas a seguir com cada uma das potencialidades mencionadas acima:

( ) A reconstrução histórica dos surdos sobre a sua educação e sua escolarização é, sem margem para dúvidas, um ponto de partida para a reconstrução política significativa e para que participem, com consciência, das lutas dos movimentos sociais surdos pelo direito à língua de sinais, pelo direito a uma educação que abandone os seus mecanismos perversos da exclusão e por um exercício pleno da cidadania.

( ) A surdez é uma experiência visual, significa que todos os mecanismos de processamento da informação, e todas as formas de compreender o universo em seu entorno, se constroem como experiência visual.

( ) As crianças surdas têm o direito de se desenvolverem numa comunidade de pares, e de construírem estratégias de identificação no marco de um processo sócio-histórico não fragmentado, nem cercado.

( ) As crianças surdas têm o direito à sua entrada na comunidade surda e nos processos culturais, como processos e produtos que determinam grupos de surdos que geram artefatos culturais em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual, à literatura em língua de sinais em geral, à tecnologia, etc., sem nenhum condicionamento.

( ) Todas as crianças surdas podem adquirir a língua de sinais, desde que participem das interações quotidianas com a comunidade surda, como acontece com qualquer outra criança na aquisição de uma língua natural.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação: