Filtrar


Questões por página:
O Decreto Federal nº 5626/2005, que regulamenta a Lei nº 10.436,2002, e o art.18 da Lei nº 10.098/2000, considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O referido decreto avalia eficiência auditiva como a perda bilateral, parcial ou total, de:
Uma grande conquista da comunidade surda brasileira, considerada como um marco histórico, é a Lei n° 10436, de 24 de abril de 2002, que reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Essa lei dispõe em seu parágrafo único que a Língua Brasileira de Sinais:
Entre os dias 06 e 11 de setembro de 1880, em Milão, ocorreu o Congresso Internacional de Educadores de Surdos, no qual os reformadores votaram uma metodologia que passasse a servir como referência mundial que pudesse nortear a educação de surdos. Trata-se da primeira conferência internacional com o propósito de discutir a respeito da educação de surdos, reunindo mais de 160 educadores e especialistas da área. Como resultado do Congresso, surgiram oito resoluções que garantiam a hegemonia da filosofia educacional que corroborou para a instituição:
Diferente do atendimento ao surdo, o atendimento ao surdo-cego exige do tradutor-intérprete não apenas o domínio das diferentes formas de comunicação possíveis, mas também:
De acordo com Pereira e Freitas-Reis (2023), a inclusão de um estudante surdo pode ocorrer por meio de: