Questões de Concurso
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( ) As camadas populares produzem um saber, que se conceitua como conhecimento comum e que apresenta uma sistematização muito semelhante aos adotados nos conhecimentos científico e filosófico. ( ) Segundo Lefebvre, antes de elevar-se ao nível teórico, todo conhecimento começa pela experiência e prática. Portanto, os homens como seres sociais dinâmicos e contraditórios, vivem experiências que precisam ser explicadas. Essas explicações, muitas vezes, apresentam uma lógica distinta do saber erudito, ou seja, existe um modo diferente de entender, ver e valorar o mundo. ( ) Em geral, um dos problemas que surge no encontro desses saberes é que frequentemente a academia e a escola não costumam reconhecer como válido e consistente o conhecimento que surge a partir da experiência cotidiana. ( ) A produção dos saberes popular e erudito é bastante distinta. O saber popular surge da experiência e da reflexão das experiências cotidianas acumuladas, enquanto que o saber erudito nasce nas academias por meio da educação formal.
Os especialistas e escritores de educação infantil, assim como os documentos oficiais, apontam para a necessidade da parceria da escola com as famílias por ser essencial para a educação da criança. Porém, educadores sentem que a relação muito próxima com os pais pode ter um aspecto conflituoso, mas concordam que devem superá-lo.
De acordo com Oliveira (2002), para harmonizar as formas de autoridade exercidas pelos pais e pelos professores, é correto afirmar que
O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e propostas arrojadas para a profissionalização da sociedade brasileira e, por isso, convoca todas as instituições e instituintes para o desafio de promover uma educação profissional de qualidade.
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional. SEEDF.2014. p.7 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.A educação profissional deve ter como eixos transversais educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos e educação para a sustentabilidade, com vistas ao desenvolvimento humano voltado para a transformação social.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.
A educação profissional deve ter como eixos transversais educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos e educação para a sustentabilidade, com vistas ao desenvolvimento humano voltado para a transformação social.