Filtrar


Questões por página:
O exercício da cidadania é um processo que se inicia desde a infância, quando se oferecem às crianças oportunidades de escolha e de autogoverno.” Considerando essa afirmativa, é INCORRETO afirmar que:
Segundo a proposta de interação escola-família baseado no estudo de Castro (2009), são princípios norteadores, EXCETO:
O artigo de Nunes (2000), “Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos”, teve como objetivo realizar uma reflexão sobre a vida e a obra de Anísio Teixeira (1900-1971), na comemoração do seu centenário de nascimento, destacando momentos decisivos da sua biografia, suas motivações como educador, aspectos da sua apropriação de John Dewey e a atualidade das suas concepções para pensar a educação brasileira contemporânea. Nessa perspectiva, leia os itens a seguir e classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( )O movimento de Anísio Teixeira em ler e traduzir John Dewey pode ser compreendido como um modo de conhecê-lo e, ao mesmo tempo, não só permitir que novas ideias enxertassem antigas verdades, estendendo-as o suficiente para fazê-lo admitir a novidade, mas também de reconstruir sua identidade com o máximo de continuidade possível. Dewey permitiu a Anísio afastar-se de sua fé religiosa e abraçar a Ciência, criticando a Igreja enquanto instituição histórica e organização política.
( )Anísio Teixeira fez do naturalismo de John Dewey uma ponte entre o pragmatismo jesuítico e o pragmatismo liberal. Essa ponte foi construída pela concepção de homem como uma criatura de hábitos e pela importância que assume, para jesuítas e liberais, a força das personalidades.
( )Do ponto de vista epistemológico, Dewey permitiu a Anísio elaborar uma síntese própria cuja chave é a categoria de reconstrução, forjada no âmbito da crítica filosófica elaborada pelo primeiro, e que introduziu Anísio no pensamento moderno do qual a escolástica o mantivera afastado na adolescência e parte da juventude.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ao longo da história sempre que os educandos mudaram, a pedagogia e a docência foram tensionadas. Aí as tensões assumem um caráter mais radical: quando as imagens dos educandos se quebram, que acontecerá com nossas imagens docentes? Na Parte I do livro Imagens Quebradas– Trajetórias e tempos de alunos e mestres, Arroyo (2009) dialoga com as tensões vividas nas escolas diante dessas imagens perdidas, quebradas. A esse respeito, considere as seguintes afirmações:

I- É oportuno lembrar que os docentes se afirmaram por seu profissionalismo, seu preparo, seu protagonismo político, social e cultural. Os adolescentes e jovens também afirmam seu protagonismo nas escolas e na sociedade tanto por suas indisciplinas, quanto por sua nova presença no trabalho, na cultura, nos movimentos sociais.
II- Podemos continuar sonhando com alunos bons, alunos submissos, disciplinados, atentos, sem resistência, reação ou contestação. Condenaremos alguns alunos para salvar a imagem ordeira da maioria. Esta postura é a que mais aparece nos encontros docentes, porém não é a que mais acontece nas escolas.
III- As imagens cândidas, românticas de infância são as primeiras a destruir-se, como se não resistissem a uma infância e adolescência destruídas pela barbárie social e que nos assusta com suas condutas violentas e indisciplinadas.

São CORRETAS as afirmações:
A concepção de educação está diretamente relacionada à concepção de sociedade. Assim, cada época irá enunciar as suas finalidades, adotando determinada tendência pedagógica. Na história da educação brasileira, podem-se identificar várias concepções, tendo em vista os ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. As principais correntes pedagógicas identificadas no Brasil são: a tradicional, a crítica e a pós-crítica. Assinale a correta relação conceitual entre teoria e características