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Nos últimos anos a tecnologia atingiu os indivíduos como uma avalanche e envolve a todos. Sem dúvida, ela permite ampliar o conceito de aula, de espaço e de tempo, estabelecendo novas pontes entre o estar juntos fisicamente e virtualmente. No entanto, ela é importante, mas não resolve as questões da educação sozinha. Nesse contexto, torna-se importante compreender que ensino e educação são conceitos diferentes. Acerca das variáveis que envolvem o ensino de qualidade, segundo Moran, Masetto e Behrens (2000), considere as seguintes afirmações:

I- Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas; e quando possível com infraestrutura adequada, atualizada, confortável.
II- Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais, e onde haja instâncias favoráveis a uma relação efetiva com os alunos que facilite conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los.
III- Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.

São CORRETAS as afirmações:
Anísio Teixeira (2007) apresenta a expressão “arcaísmo” para descrever algumas atividades e práticas pedagógicas da escola brasileira. A esse respeito, considere as seguintes afirmações:

I- A atividade escolar consiste em aulas, que os alunos ouvem, algumas vezes, tomando notas, e utilizam os exames, para verificar o que sabem, por meio de provas escritas e orais.
II- A sua filosofia do conhecimento é a de que o conhecimento é um corpo de informações sistematizadas sobre as coisas, que se aprendem, compreendendo-as e decorando-as para a reprodução nos exames.
III- Como a escola é de cultura geral, tudo tem caráter prático. Consegue-se ler ou escrever, sabe-se de cor uma porção de noções gramaticais e alguns trechos familiares podem ser traduzidos ou vertidos pelos alunos, desde que os trechos tenham sido “dados” nas aulas.

São CORRETAS as afirmações:
A prática escolar tem incorporada condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem, da sociedade, o papel da escola, relação professor e aluno etc. Esses condicionantes podem variar conforme a tendência pedagógica adotada. A respeito dessas Tendências Pedagógicas no Brasil, associe as seguintes colunas:

1 – Tradicional.
2 – Tecnicista.
3 – Libertadora.
4 – Crítico-social dos Conteúdos.

( ) O papel da escola estrutura-se em trabalhar com os alunos visando a uma conscientização crítica e a uma transformação social.
( ) A metodologia consiste em aulas expositivas e/ou demonstração; imposição da disciplina como meio para reter a atenção dos alunos.
( ) As escolas funcionam como modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os conteúdos baseiam-se no que é observável e mensurável.
( ) A metodologia parte de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber trazido de fora.
( ) O papel da escola corresponde à preparação intelectual e moral dos alunos para assumirem seu papel na sociedade.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Rousseau, um dos mais conceituados pensadores do Século XVIII, em sua obra Emílio ou da Educação, propôs um projeto para a formação de um novo homem e de uma nova sociedade, destacando os princípios gerais para uma educação de qualidade. A respeito, considere as seguintes afirmações:

I- Rousseau desenvolveu seu projeto educacional em consonância com seu tempo e a formação humana em geral proposta pela educação de sua época.
II- Rousseau apresenta uma proposta que valoriza a liberdade, bem como o desenvolvimento das faculdades das crianças.
III- Rousseau opõe-se à possibilidade de a criança ser confundida com o adulto, e enfatiza a necessidade de ela ser tratada e compreendida de fato como criança.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio, a reforma curricular do Ensino Médio estabelece a divisão do conhecimento escolar em três áreas, inserindo-se Filosofia em uma delas. Essas áreas são as seguintes: