Filtrar
124 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 25
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Pedagogia
As brincadeiras lúdicas na educação infantil envolvem as seguintes ações:
I – Educativas;
II – De inquietação;
III – De faz de conta.
Dos itens acima:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Pedagogia
As brincadeiras na educação infantil devem abranger os seguintes aspectos, exceto:
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Pedagogia
A palavra lúdico vem do latim “ludus” que significa brincar. Analise sobre a ludicidade na educação:
I– O brincar na educação, pode ter características pedagógicas quando a brincadeira tem intencionalidade de aprendizagem ou apenas ser uma brincadeira livre;
II– O jogo na educação é caracterizado como uma atividade lúdica;
III– Os brinquedos no ambiente escolar possibilitam o trabalho lúdico com as crianças.
Dos itens acima:
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
A ludicidade está sempre presente no cotidiano escolar, contribuindo com as concepções psicológicas e pedagógicas do desenvolvimento infantil. Dessa forma as atividades lúdicas ajudam a vivenciar fatos e favorecer aspectos da cognição. (https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-ludicidade-construindo-aaprendizagem-de-criancas-na-educacaoinfantil/50878)
Sobre o contexto enunciado, analise as proposições com V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, marque a alternativa correta.
I. As brincadeiras e os jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante para o auxílio do ensino aprendizagem bem como para que se estruturem os conceitos de interação e cooperação. A brincadeira é uma rica fonte de comunicação, o jogo é uma maneira de as crianças interagirem entre si.
II. A infância é a fase estrutural da vida adulta, vista por teóricos e por muitos adultos de formas diferentes, mas elas convergem para a ideia de que: “todos os indivíduos nascem e serão crianças até um determinado período, independente da condição vivida, é inegável”. A visão sobre a infância, como um período específico pelo qual todos passam, é uma construção definida na atualidade.
III. Deve-se ressaltar que brincadeiras e jogos que contribuem para o desenvolvimento da autoestima da criança podem ser o início para se trabalhara ludicidade e também investigar como a criança vivencia atividades lúdicas na sala de aula, no seu contexto familiar; além de analisar se a criança consegue aprender um conhecimento mais rápido através das atividades lúdicas.
IV. A aprendizagem através do lúdico, a função dos jogos e brincadeiras e suas contribuições para o processo do ensino - aprendizagem na Educação Infantil é muito importante no cotidiano escolar e o papel do professor, frente à ludicidade se faz relevante na medida em que o mesmo possa oferecer às crianças interação, aprendizagem e possibilidades.
Sobre o contexto enunciado, analise as proposições com V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, marque a alternativa correta.
I. As brincadeiras e os jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante para o auxílio do ensino aprendizagem bem como para que se estruturem os conceitos de interação e cooperação. A brincadeira é uma rica fonte de comunicação, o jogo é uma maneira de as crianças interagirem entre si.
II. A infância é a fase estrutural da vida adulta, vista por teóricos e por muitos adultos de formas diferentes, mas elas convergem para a ideia de que: “todos os indivíduos nascem e serão crianças até um determinado período, independente da condição vivida, é inegável”. A visão sobre a infância, como um período específico pelo qual todos passam, é uma construção definida na atualidade.
III. Deve-se ressaltar que brincadeiras e jogos que contribuem para o desenvolvimento da autoestima da criança podem ser o início para se trabalhara ludicidade e também investigar como a criança vivencia atividades lúdicas na sala de aula, no seu contexto familiar; além de analisar se a criança consegue aprender um conhecimento mais rápido através das atividades lúdicas.
IV. A aprendizagem através do lúdico, a função dos jogos e brincadeiras e suas contribuições para o processo do ensino - aprendizagem na Educação Infantil é muito importante no cotidiano escolar e o papel do professor, frente à ludicidade se faz relevante na medida em que o mesmo possa oferecer às crianças interação, aprendizagem e possibilidades.
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
Através das informações visuais, táteis, auditivas, cinestésicas e vestibulares reunidas no cérebro o corpo realiza a composição da memorização de todas as partes do corpo e de suas possíveis experiências de movimentos, agradáveis ou desagradáveis (Fonseca,1995).
Este conceito se refere ao desenvolvimento do esquema corporal. Com base nestas informações, é correto afirmar que:
Este conceito se refere ao desenvolvimento do esquema corporal. Com base nestas informações, é correto afirmar que: