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De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, nos programas e serviços de habilitação e de reabilitação para a pessoa com deficiência, são garantidos:
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:


( ) acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

( ) desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

( ) tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

( ) barreiras: representam uma modalidade transversal que transcorre todos os níveis de escolaridade, etapas e modalidades, transformam anualmente de acordo com as avaliações realizadas nos conselhos de classes e fórum educacional.


Identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) e assinale a alternativa que indica a sequência correta.
O atendimento educacional especializado tem como objetivo identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, considerando as necessidades específicas dos alunos.

Dentre as atividades de atendimento educacional especializado são disponibilizados programas de enriquecimento curricular por meio de:
De acordo com o Art.53, da Lei da Inclusão, a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de:
Para fins de aplicação da Lei Brasileira de inclusão, consideram-se barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
Sobre a classificação das barreiras previstas na legislação, analise as afirmativas.
1. Barreiras arquitetônicas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
2. Barreiras atitudinais: as existentes nos edifícios públicos e privados;
3. Barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;
4. Barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.