Questões de Concurso
Filtrar
784 Questões de concurso encontradas
Página 103 de 157
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Educação Física
Na perspectiva inclusiva, a Educação Física escolar estabelece alguns marcos para um trabalho que efetivamente possa iniciar um processo de inclusão no contexto da escola. Sobre esta temática, numa aula de Educação Física, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) É necessário evidenciar os preconceitos existentes para que haja discussão e desconstrução deles – especialmente no contexto da cultura corporal. ( ) É preciso esconder possíveis preconceitos existentes para que eles não atrapalhem as dinâmicas das aulas – especialmente no âmbito do movimento humano. ( ) É importante articular toda a escola e seu contexto para que de fato possa se iniciar um processo inclusivo – dialogando com a sociedade de forma mais ampliada. ( ) Para um processo inclusivo é necessário separar a turma em grupos com base em suas possíveis deficiências.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) É necessário evidenciar os preconceitos existentes para que haja discussão e desconstrução deles – especialmente no contexto da cultura corporal. ( ) É preciso esconder possíveis preconceitos existentes para que eles não atrapalhem as dinâmicas das aulas – especialmente no âmbito do movimento humano. ( ) É importante articular toda a escola e seu contexto para que de fato possa se iniciar um processo inclusivo – dialogando com a sociedade de forma mais ampliada. ( ) Para um processo inclusivo é necessário separar a turma em grupos com base em suas possíveis deficiências.
As afirmativas são, respectivamente,
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Educação Física
O senso comum estabelece que o esporte é um escape para classes menos favorecidas transformarem sua realidade social. O desejo de profissionalização esportiva e, com ela, a obtenção de altos salários acabam por reforçar esse ideal simbólico. Contudo, no caso do futebol, estatisticamente, os dados revelam que um percentual ínfimo de quem pratica o esporte chega a de fato se profissionalizar e obter uma remuneração alta. O debate sobre esse tema, no contexto das aulas de Educação Física, é essencial, pois, dentro de uma perspectiva críticoemancipatória, ajuda o aluno a desconstruir o ideário associado a
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Educação Física
No contexto da cultura corporal, os conteúdos curriculares da Educação Física devem permitir o resgate cultural e simbólico que aquela prática carrega consigo. Um exemplo é a capoeira e suas marcas culturais ligadas à formação da população brasileira.
Com base no trabalho com a capoeira, é possível dialogar conceitualmente e de forma interdisciplinar com a seguinte temática curricular:
Com base no trabalho com a capoeira, é possível dialogar conceitualmente e de forma interdisciplinar com a seguinte temática curricular:
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Educação Física
Avalie se as partidas oficiais dos seguintes esportes admitem o empate como resultado:
I. Futebol. II. Voleibol. III. Basquetebol. IV. Handebol.
Admitem empate
I. Futebol. II. Voleibol. III. Basquetebol. IV. Handebol.
Admitem empate
Concurso:
SEAD-AP
Disciplina:
Educação Física
Observe o fragmento de texto a seguir:
“A noção de esporte da escola ajuda a entender que a prática esportiva, no ambiente escolar, não se resume a reproduzir o esporte dito oficial. Portanto, o fenômeno esportivo deve ser _____ à realidade escolar, bem como às condições materiais e de equipamentos nela disponível”.
Assinale a opção que melhor preenche a lacuna do fragmento acima:
“A noção de esporte da escola ajuda a entender que a prática esportiva, no ambiente escolar, não se resume a reproduzir o esporte dito oficial. Portanto, o fenômeno esportivo deve ser _____ à realidade escolar, bem como às condições materiais e de equipamentos nela disponível”.
Assinale a opção que melhor preenche a lacuna do fragmento acima: