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Andrade e Freitas (2016) mencionam que há professores de Educação Física que naturalizam a não participação de alunos com deficiência(s) nas atividades em grupo. Naturalizar, nesse contexto, significa

Analise a seguinte situação hipotética:


Um professor de Educação Física ministrava aulas para uma turma em que havia um aluno com Síndrome de Down chamado Elias. O professor planejou suas aulas de modo a garantir que Elias conseguisse participar das atividades propostas de acordo com suas possibilidades e, além disso, estimulou os demais alunos a fazerem amizade com Elias e convidarem-no para outras atividades sociais realizadas na escola.


De acordo com o escrito por Alves e Duarte (2012) a respeito de como trabalhar com alunos com Síndrome de Down, na situação hipotética descrita, o professor agiu

Maldonado e Silva (2016) relatam uma experiência na qual utilizam diferentes tipos de jogos e analisam desenhos (charges) produzidos pelos alunos com base nas discussões realizadas em aula a respeito dos jogos.


A conclusão a que Maldonado e Silva (2016) chegam a respeito do uso de avaliações conjuntas e desses desenhos (charges) produzidos pelos alunos é que

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental: Educação Física (1998), os instrumentos de avaliação que o professor de Educação Física deve utilizar precisam

Existe um princípio curricular presente na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental: Educação Física (1998) que, uma vez atendido durante a prática pedagógica, busca reverter o quadro histórico da área no qual está presente a seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência.


Trata-se do princípio da