Filtrar


Questões por página:
A partir das ideias de Sassaki (1997), entende-se que inclusão é o processo pelo qual a escola se adapta com a finalidade de incluir, em seu sistema, pessoas com necessidades educativas especiais e, simultaneamente, estas se prepararem para assumir seus papéis na sociedade. Já para Rodrigues (2006), o conceito de inclusão, no âmbito escolar, implica, antes de tudo, rejeitar, por princípio, a exclusão de qualquer aluno. Rodrigues ressalta, ainda, a necessidade e a capacidade desta pessoa de pertencer ou de se relacionar com uma comunidade. Como forma de minimizar possíveis barreiras para a aprendizagem que os alunos com necessidades educativas especiais possam apresentar em relação aos conteúdos da educação física, sugere-se que:
“Longe de ser instrumento de pressão e castigo, a avaliação deve mostrar-se útil para as partes envolvidas – professores, alunos e escola –, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. Para tanto, constitui-se num processo contínuo de diagnóstico da situação, contando com a participação de professores, alunos e equipe pedagógica.” (Darido & Souza Júnior,2007.)
Sobre o tema avaliação nas aulas de educação física, assinale a afirmativa que se configura como uma forma tradicional e tecnicista de se conceber a aprendizagem nesta área de conhecimento.
Segundo Amaral (2009), os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutualmente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo. É um espaço rico onde se produzem infinitas situações que exigem a participação na solução de problemas. Para Broto (2001), os principais eixos da pedagogia cooperativa são:
O trecho a seguir refere-se aos principais conteúdos a serem tratados pela disciplina de educação física nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio em todo território nacional. Analise-o.
“A Educação Física é o componente curricular que tematiza a(s) ______________________ em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, os conteúdos devem ser abordados como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade.” (Fragmento retirado na BNCC,2018 disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/educacao-fisica.)
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho anterior
“Para a formação de concepções abertas de ensino na educação física, não podem ser dadas receitas, mas, simplesmente, subsídios de estímulo e planejamento, que cada professor precisa avaliar, interpretar e modificar para suas aulas.” (Hildebrandt & Laging,2005.)
Segundo os pressupostos das concepções de aulas abertas e os influenciadores de práticas pedagógicas na área da educação física, o planejamento como manutenção de muitos caminhos didáticos “abertos” NÃO deve: