Filtrar


Questões por página:
"A deficiência motora caracteriza-se pelos impedimentos nos movimentos e na coordenação de membros e/ou de cabeça, em que a pessoa necessitará de adaptações que garantam a acessibilidade motora, ou seja, o seu acesso a todos os espaços, serviços e instituições..."
"... A segregação se torna ainda mais grave quando a deficiência motora acomete consideravelmente a fala e impede o uso da comunicação oral de forma fluente..." CAVALCANTE. Tícia Cassiany Ferro. A pessoa com deficiência motora frente ao processo de alfabetização. Disponível em: http://www.serdigital.com.br. Acesso em 14/05/2018.
A acessibilidade aos recursos educacionais é fundamental para os alunos com necessidades especiais e a sala de recursos tem papel fundamental para o auxílio na evolução desses alunos. Sobre a sala de recursos, analise as alternativas a seguir:
I. Tem como objetivo apoiar os sistemas públicos de ensino na organização e a oferta do atendimento educacional especializado. II. Tem como objetivo reorganizar os currículos dos alunos com necessidades especiais, dispensando a base nacional curricular. III. Devem estar organizadas com equipamentos de informática, ajudas técnicas, materiais pedagógicos e mobiliários adaptados, para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos. IV. Devem contribuir para o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino.
São afirmativas corretas:
A avaliação sob a perspectiva de tendências críticas não pode cair no "reducionismo de um universo meramente técnico de entendimento, sendo necessário a consideração de outras dimensões desse processo como, por exemplo, as significações, implicações e consequências pedagógicas, políticas e sociais". Coletivo de autores. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez,1992, p.103. Sendo assim, sobre a avaliação podemos afirmar que:
I - Se reduz em partes, no início, meio e fim de um planejamento. II - Deve medir, comparar, classificar e selecionar alunos. III - Serve para indagar o grau de aproximação ou afastamento do eixo curricular.
É correto apenas:
No momento de planejar seu curso, o professor de Educação Física, de acordo com a perspectiva da cultura corporal, deve observar alguns princípios curriculares. Tais princípios remetem à necessidade de organizar, sistematizar e fundamentar os conteúdos de acordo com a forma que serão tratados no currículo, bem como a lógica que serão apresentados aos alunos. Coletivo de autores. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez,1992, p.30. São alguns desses princípios.
I - Relevância social do conteúdo. II - Contemporaneidade dos conteúdos. III - Adequação às possibilidades sócio-cognitivas.
Sobre esses princípios, é correto afirmar que:
Tradicionalmente, as ginásticas são tratadas como conteúdo da Educação Física Escolar. Ao tratar do tema, em geral, são reconhecidas as atividades Ginástica Artística e Ginástica Rítmica. No entanto, a Ginástica Para Todos (ou Ginástica Geral) possui um grande potencial para ser trabalhado nas aulas de Educação Física. Dentre as caraterísticas marcantes da Ginástica Para Todos podemos destacar:
I - Fundamenta-se em diversas atividades da Cultura Corporal, como danças e jogos. II - Caminha no sentido da especialização, comparação formal, classificatória e por pontos. III - Está orientada para as questões educacionais e do lazer. IV - Orienta-se para a prática sem fins competitivos, privilegiando a demonstração.
Está(ão) correta(s) apenas:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o esporte é considerado uma unidade temática que reúne tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. Para a estruturação temática, é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação. Esse modelo possibilita a distribuição das modalidades esportivas em categorias que reúnem os esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes. São categorias que reúnem os esportes apresentadas pela BNCC: