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A Educação Física escolar deve debater as diversas desigualdades sociais. Nesse sentido, Neira (2011) destaca que os currículos desenvolvimentista, psicomotor, esportivista e da saúde renovada funcionam como:
É fundamental inserir a Educação Física escolar no projeto político pedagógico de cada escola. Sobre o projeto político pedagógico, o Coletivo de Autores (2012) afirma que esse:
Perez-Gallardo e colaboradores (2003), pensando no planejamento da Educação Física escolar com o ensino fundamental, destacam que os conteúdos para os primeiros anos devem ser pautados nas Manifestações da Cultura corporal patrimonial. Assim, deve partir da cultura corporal Familiar e Local, passando pela:
Ao apresentar a Teoria Pedagógica Crítico-Libertadora da Educação Física Escolar, Bossle (2023) aponta o caminho por uma razão inspirada no processo de humanização do “ser mais” freireano. Assim sendo, tal caminho segue por uma racionalidade orientada, segundo o autor, por uma:
Pensando em princípios epistemológicos, políticos e pedagógicos da Educação Física Escolar libertadora, Nogueira, Maldonado e Freire (2023), em diálogo com narrativas docentes e experiências pedagógicas, assinalam que transformar uma prática corporal em tema é: