Questões de Concurso
Filtrar
784 Questões de concurso encontradas
Página 28 de 157
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEE - PB
Disciplina:
Educação Física
O Esporte deve ser abordado nas aulas de Educação Física de acordo com objetivos mais amplos e significativos, voltados para fins educacionais, fazendo com que o aluno tenha maiores oportunidades de desenvolver suas potencialidades e vivenciar situações de ensino-aprendizagem que contribuam para sua formação em quais aspectos?
Concurso:
SEE - PB
Disciplina:
Educação Física
A Educação Física é, no Ensino Fundamental, uma das áreas na Base Nacional Comum Curricular relacionada a
O texto de Rodrigues e Darido (2008), intitulado “A Técnica Esportiva em Aulas de Educação Física”, apresenta as abordagens socioculturais da Educação Física nas últimas décadas e tece severas críticas à relação entre Educação Física e Esporte. Em relação a este contexto, analise as afirmativas abaixo. I - O que se propõe é que os gestos técnicos sejam um meio privilegiado para alcançar outras finalidades educativas e não a única aprendizagem necessária. II – É fundamental conhecer as técnicas esportivas para usufruir prazerosamente do esporte e/ ou do seu consumo como espectador esclarecido. III - A aprendizagem da técnica pelos alunos não é antagônica ao prazer e ao lúdico nas aulas, podendo, dependendo do tipo de intervenção pedagógica do professor, ser aspectos simultâneos e complementares. IV - Os gestos técnicos devem ser condição necessária e indispensável para que o aluno vivencie e pratique o esporte. V – Em linhas gerais há um consenso entre as obras de tendências socioculturais, que defendem a exclusão do ensino dos gestos técnicos em detrimento da construção de um entendimento mais amplo a respeito do esporte na escola. A alternativa que representa o conjunto das afirmativas INCORRETAS é:
De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, do Ministério da Educação, uma das grandes expectativas dos professores de Educação Física, quando se prepara um documento curricular, é a definição de uma grade de conteúdos e sua sequência didático-pedagógica. O que ensinar, como ensinar e quando ensinar é o eixo da expectativa em geral. Acerca dos conteúdos curriculares da Educação Física escolar, assinale a questão que é INCORRETA.
Para Betti e Zuliani (2002), a escolha de conteúdos específicos e estratégias a serem desenvolvidas nas aulas de Educação Física do ensino médio devem obedecer a alguns princípios metodológicos gerais, tais quais estão listados abaixo. Com base no texto dos autores, associe os princípios metodológicos às suas respectivas caracterizações. I) Princípio da inclusão II) Princípio da complexidade III) Princípio da diversidade IV) Princípio da adequação ao aluno ( ) Os conteúdos devem adquirir dificuldade crescente com o decorrer das séries, tanto do ponto de vista estritamente motor (habilidades básicas à combinação de habilidades, habilidades especializadas, etc.) como cognitivo (da simples informação à capacidade de análise, de crítica, etc.).
( ) A escolha dos conteúdos deve, tanto quanto possível, incidir sobre a totalidade da cultura corporal de movimento, incluindo jogos, esporte, atividades rítmicas/expressivas e dança, lutas/artes marciais, ginásticas e práticas de aptidão física, com suas variações e combinações. ( ) Os conteúdos e estratégias escolhidos devem sempre propiciar o envolvimento de todos os alunos. ( ) Em todas as fases do processo de ensino devese levar em conta as características, capacidades e interesses do educando, nas perspectivas motora, afetiva, social e cognitiva. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo:
( ) A escolha dos conteúdos deve, tanto quanto possível, incidir sobre a totalidade da cultura corporal de movimento, incluindo jogos, esporte, atividades rítmicas/expressivas e dança, lutas/artes marciais, ginásticas e práticas de aptidão física, com suas variações e combinações. ( ) Os conteúdos e estratégias escolhidos devem sempre propiciar o envolvimento de todos os alunos. ( ) Em todas as fases do processo de ensino devese levar em conta as características, capacidades e interesses do educando, nas perspectivas motora, afetiva, social e cognitiva. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo: