Filtrar


Questões por página:
Ao historicizar o pensamento pedagógico na Educação Física escolar brasileira, Bracht (1999) destaca a emergência de um movimento renovador na área, sublinhando a existência de alternativas e novas proposições para o campo naquele momento, como:
Para construir um processo de ensino e aprendizagem potente, é fundamental problematizar as diversas questões que atravessam o chão da escola. Nesse sentido, Nunes e Neira (2016) ressaltam que uma Educação Física escolar ancorada nos Estudos Culturais, de certa forma, equipara:
Para a construção de um processo pedagógico potente, é fundamental que o docente domine o conjunto de perspectivas teóricas da Educação Física escolar. Nesse sentido, Daolio (2004) destaca que a abordagem crítico-superadora é deficiente ao tratar a:
De acordo com Soares et al. (2012), o acervo “formas de representação do mundo” que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal (jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros), recebe o nome de:
O esporte é um dos diversos conteúdos que a Educação Física escolar deve tematizar. Nesse sentido, Assis (2010) defende que, para modificar o esporte, é necessário enxergá-lo como instituição social que: