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A Educação Física na escola deve ser assegurada como direito do aluno e não colocada como uma opção a ser descartada. Assim sendo, nenhum aluno pode ser dispensado da disciplina, ainda que de seu aspecto teórico.
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São exemplos de métodos de avaliação em Educação Física: as provas teóricas, os trabalhos, os seminários, a gravação em vídeo para avaliar habilidades e atitudes, as observações sistemáticas, as fichas e, também, os testes de capacidades físicas.
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Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são: o conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino; o tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação do conhecimento; e os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.
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A Educação Física, enquanto componente curricular da Educação Básica, deve introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e dança, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da sua qualidade da vida.
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A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno.