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A Educação Física constitui-se numa área de conhecimento que estuda e atua sobre um conjunto de práticas ligadas ao corpo e ao movimento criadas pelo homem ao longo de sua história. Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) É fundamental que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, pois o profissionalismo não deve ser a meta almejada pela escola. ( ) Independentemente de qual seja o conteúdo escolhido, os processos de ensino e aprendizagem devem considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões (cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social). ( ) A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso, é necessário manter a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracterizava a Educação Física. ( ) A área de Educação Física, hoje, contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, consideram-se fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e sem possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
No processo de desenvolvimento das aulas de Educação Física para um aluno com deficiência, é importante que se tenha primeiramente o conhecimento de causa, ou seja, que se conheçam todas as limitações do seu aluno. Para isso, é necessário um laudo médico contendo todas as informações pertinentes a respeito do educando, bem como o contato com a família, que também é fundamental, pois podem ajudar muito nesse processo. Além disso, deve-se
Analise o trecho a seguir.
Essa abordagem tem, por paradigma, a aptidão física relacionada à saúde e por objetivos: informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios. Embora seus pressupostos e finalidades sejam semelhantes ao modelo biológico higienista que promovia a saúde por meio de atividades nas aulas de Educação Física, alguns aspectos distinguem esta proposição mais recente, conferindo-lhe um caráter renovado. Isto se deve principalmente à incorporação de certos princípios à proposta, como o da não exclusão.
(DARIDO e RANGEL,2005, p.16)
O trecho apresenta qual tendência/abordagem da Educação Física escolar?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais: princípio da inclusão, princípio da diversidade e categoria de conteúdos. Sobre a categoria de conteúdos, assinale a alternativa que apresenta a afirmação CORRETA.
Lei a afirmação a seguir.
Numa “sociedade de consumidores” (BAUMAN,2001), as práticas corporais historicamente tematizadas pela Educação Física se inscrevem fundamentalmente no amplo espectro do lazer. Assim, sua função social está referida sempre mais intensamente ao mundo do lazer, campo fortemente vinculado e influenciado pela indústria cultural. Desse modo, compete também à Educação Física fornecer aos alunos meios para situar-se, de forma autônoma e crítica, nessa dimensão da vida social.
(BRACHT,2010, p.3)
Assim sendo já não basta a mera exercitação física ou a aprendizagem das destrezas esportivas. Há que se ampliar