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A respeito do conceito e da definição de exercício físico, é necessário atenção para diferenciar do conceito e da definição de atividade física. Nesse aspecto, em relação ao exercício físico, assinalar a alternativa CORRETA.
Sobre algumas tendências e práticas pedagógicas que norteiam a Educação Física no Brasil, analisar os itens.

I. A abordagem tecnicista/tradicional é caracterizada pela repetição de exercícios, uniformização dos movimentos e adestramento do corpo, em que o conhecimento é construído, em grande parte, pelas mãos do professor. II. As abordagens críticas desconsideram a divisão do indivíduo em partes motora, afetiva e intelectual. Visam facilitar a interação entre esses fatores utilizando-se do elemento lúdico como centralizador do processo que visa ao desenvolvimento bilateral das habilidades motoras. III. A abordagem psicomotricista visa o crescimento do repertório cultural dos alunos e busca criar condições para uma autonomia, entendendo que o ensinar não é um ato de transferir conhecimento, mas sim de criar meios em que o aluno se aproprie e transforme esse conhecimento.

Está CORRETO o que se afirma:
O treinamento esportivo precoce tem sido objeto de debate devido aos seus potenciais impactos no desenvolvimento físico, emocional e social das crianças. Em relação ao treinamento esportivo precoce, assinalar a alternativa CORRETA.
Compreender os conceitos de incapacidade, deficiência e desvantagem é fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Esses termos, muitas vezes utilizados de forma intercambiável, representam diferentes aspectos da diversidade humana e das barreiras que as pessoas podem enfrentar em suas vidas. De acordo com estes conceitos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Incapacidade. (2) Deficiência. (3) Desvantagem
( ) Perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. ( ) Restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. ( ) Prejuízo para o indivíduo que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais.
A educação socioemocional refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções. Para que ocorra, é fundamental a sua promoção por meio do desenvolvimento de competências. Sobre essas competências, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Autoconsciência. (2) Consciência social. (3) Tomada de decisão responsável.
( ) Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento. ( ) Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade. ( ) Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.