Filtrar


Questões por página:
"Um, dois, feijão com arroz/ Três, quatro, feijão no prato/ Cinco, seis, feijão inglês/ Sete, oito, comer biscoito/ Nove, dez, comer pastéis...".
O texto acima refere-se à uma brincadeira com conteúdos específicos, destinados a fixar ou ensinar algo, como por exemplo os números, denominada de:
A avaliação na educação infantil refere-se tanto a um indicador da prática docente, quanto à observação do desenvolvimento e aprendizagem das crianças até os cinco anos. Sobre esse assunto, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

(__)Avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil implica que exista sintonia com o planejamento e o processo de ensino.
(__)A prática avaliativa pode ocorrer de forma mecânica, sem que haja reflexão por parte dos profissionais que a realizam.
(__)A avaliação de caráter infantil também deve ser vista como um critério de promoção para o Ensino Fundamental.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
[...] o receptor da história envolve-se em eventos diferentes daqueles que está vivendo na vida real e, através desse envolvimento intelectual, emocional e imaginativo, experimenta fatos, sentimentos, reações de prazer ou frustração, podendo, assim, lembrar, antecipar, e conhecer algumas das inúmeras possibilidades do destino humano. Pelo processo de viver "temporariamente" os conflitos, angústias e alegrias dos personagens da história, o receptor multiplica as suas próprias alternativas de experiências do mundo, sem que com isso corra algum risco.

Fonte: Amarilha (2001) apud A arte de contar histórias. Novo Horizonte: Faculdade Santa Rita (FASAR),2016.

Interligando a importância da literatura infantil com o desenvolvimento da criança, identifique e marque a alternativa CORRETA.
A alfabetização refere-se ao ensino e ao aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica. O seu domínio envolve um conjunto de conhecimentos e procedimentos relacionados tanto ao funcionamento desse sistema de representação quanto às capacidades motoras e cognitivas para manipular os instrumentos e equipamentos de escrita.

Fonte: Soares, Magda; Batista, Antônio. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG,2005.

Sobre os itens que se referenciem à alfabetização, avalie as alternativas e assinale a opção INCORRETA.
Desde o nascimento, as crianças se orientam prioritariamente para o outro, inicialmente para os adultos próximos, os quais os garantem a sobrevivência. Assim, entre o bebê e as pessoas que cuidam, interagem e brincam com ele se estabelece uma forte relação afetiva. Em seguida, as crianças orientam-se para outras pessoas à medida que expandem seus campos de ação. Embora bem pequenas, elas também demonstram forte motivação para a interação com outras crianças.

Fonte: Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.

Por meio do texto, é possível perceber uma característica básica do ser humano, que se relaciona à (ao):